Ao mesmo tempo maravilha, ao mesmo tempo purgatório e caos.
Assim vivemos no Rio de Janeiro. Em um verdadeiro paradoxo.
Truculentas ações de militares em favelas ditas em processo de “pacificação”. Militares, sem permissão, invadindo escolas e disfarçadamente, com pretextos idiotas instalando escutas e câmeras para encontrarem traficantes de drogas dentre alunos e por quem ali passa.
Sem dizer no inferno que se instaurou com as várias obras pela cidade que além de modificar em curto prazo a arquitetura e as principais vias dela, não está dando conta do impacto que essas mudanças estão causando. Um bom exemplo disso foi o que vivi hoje na Linha Amarela, pois ao acontecer um acidente e, por acaso, moradores de uma favela no entorno que estavam fugindo da polícia em uma dessas operações que vêm acontecendo fizeram com que a via fosse totalmente parada por 3 horas. Entre 8 h e 11 h fiquei dentro de um ônibus que depois de saber da tal invasão ao engarrafamento resolveu fazer desvios que levaram a lugares em que nem os passageiros sabiam onde estavam e por onde também via-se filas e filas de veículos parados.
Parecia um inferno. Onde passávamos, havia um nó de carros.
Nossa cidade parece um campo de batalha. São as manifestações, protestos, operações, esse trânsito, toda situação vem só piorando com o tempo.
Eu queria saber onde os nossos governantes moram e se eles não precisam de nada do que um assalariado precisa um dia?
Será que essa gente mora em uma redoma e lá dentro dela haja uma cidade como o país das maravilhas da Alice do conto de fadas?
Não é possível! Onde vamos chegar?
Pois no caos já nos encontramos!
Comentários & opiniões
Comente, participe!
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento
Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química
Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
74751 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato