Para começar bem o Ano, SWOT !!!
História, Filosofia e Gestão Escolar
Data 13/01/2010
Você já ouviu falar dessa ferramenta de gestão ?
A chamada “Análise SWOT” foi criada há cerca de 50 anos por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen, para fazer análise de cenário, ou de ambiente. Sua simplicidade e praticidade permite que ela seja utilizada para o estudo de qualquer cenário, inclusive o planejamento pessoal.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Há estudos que apontam seu uso há quase três mil anos, estando presente, inclusive, em uma citação de Sun Tzu: "Concentre-se nos seus pontos fortes, reconheça as suas fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”
Para isso o auto-conhecimento é fundamental. Quanto maior ele for, mais se poderá melhorar nossa visão, para dentro e para fora.
Ao olhar para dentro, você poderá conhecer seus sonhos e medos. E perceber também quais são os seus pontos fortes e fracos.
Ao olhar para fora, verá o mundo ao seu redor, o que ele e seus semelhantes esperam de você, os perigos que nos rodeiam e as chances que se nos apresentam.
Aplicando a análise SWOT ao seu projeto de vida :
• Se você está diante de uma oportunidade e se considera forte nessa área, vá em frente !
• Se a oportunidade existe, mas você não se sente preparado, aprimore-se antes de se aventurar;
• Se você é forte em determinada área, mas
o ambiente externo é hostil e ameaçador, prossiga, mas com cautela e prudência redobradas;
• Por fim, se além da ameaça apresentada pelo mercado você perceber que não está preparado, melhor mudar de direção, pois as chances de fracasso aumentam consideravelmente.
O melhor momento para você mergulhar e investir em um projeto novo - seja de trabalho ou de estudo – é aquele em que a oportunidade e a força se convergem.
A psicologia esclarece que pessoas lúcidas são as que têm consciência de suas características (forças e fraquezas) e que vivem em harmonia com o mundo que os cerca, justamente porque o sabem ler (percebem as oportunidades e ameaças).
A estratégia é uma forma de estar lúcido. Não ter estratégia é caminhar no escuro.
Elabore seu SWOT pessoal ! E bom mergulho !
Comentários & opiniões
1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Marcos Sérgio da Silva - História, Filosofia e Gestão Escolar
Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Tecnólogo em Marketing e pós-graduado em Gestão Universitária. Diretor Administrativo do Centro Universitário Salesiano de 2000-2005. Secretário Municipal da Infância, Juventude e Cidadania de Lorena (2004-2005), Diretor da ONG PROVIM (Programa Vida Melhor), ligada à Rede Salesiana de Ação Social. Atualmente é diretor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Oratório) na cidade de Cruzeiro, SP. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Educação.
Outras informações
Desde 20/11/2009
6 artigo(s) escrito(s)
14316 acessos em artigos
Lista de artigos de Marcos Sérgio da Silva