Ser Universitario
 

Simulados de História

1-) (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:




2-) (UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):




3-) As práticas de intervenção estatal na economia durante a Idade Moderna ficaram conhecidas como mercantilismo, caracterizado:




4-) Na reconstrução do processo social:




5-) (OSEC) I. ( ) "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras." II. ( ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades." III. ( ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários." IV. ( ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon , que representavam um perigo para a Monarquia." Os textos acima estão ligados, respectivamente:




6-) (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:




7-) A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:




8-) Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:




9-) Qual dos países abaixo NÃO esta alinhado com as chamadas "Potências Centrais" durante a I Grande Guerra?




10-) Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?