Aprovados na Fuvest devem fazer matrícula presencial a partir desta 5ª

11/02/2016 - 06:03h

Os estudantes aprovados na primeira e segunda chamadas da Fuvest, processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, devem fazer as matrículas presenciais entre esta quinta-feira (11) e sexta-feira (12).

As matrículas presenciais serão realizadas nas próprias unidades de graduação. Os horários de funcionamento e endereços das escolas podem ser obtidos no Manual do Candidato. Os estudantes terão de comparecer para entrega de documentos e assinatura da lista de matrícula. Quem não comparecer perderá a vaga e estará eliminado do Vestibular.

A primeira lista de aprovados, com 10.582 nomes, foi divulgada no dia 2 de fevereiro. A segunda foi liberada, dois dias depois, com 1.686 nomes. O boletim de desempenho dos vestibulandos que fizeram a segunda fase da Fuvest está disponível no site da Fuvest.

A USP divulgará na próxima terça-feira (16) segunda convocação da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no site da Pró-Reitoria de Graduação. Os candidatos aprovados devem efetuar a matrícula presencial no dia 17. Além da lista do Sisu, a Fuvest também divulgará nessa data a terceira chamada. Nesse caso, a matrícula deve ser feita no dia 18.

Já a liberação da quarta lista acontece em 20 de fevereiro, com matrícula prevista para os dias 23 e 24. Nessas datas, os candidatos selecionados devem confirmar a matrícula também nas unidades dos cursos, com presença obrigatória para os convocados até em terceira chamada.

Matrícula USP

A quinta e última chamada sai no dia 26, com inscrições marcadas para o dia 29. Após essa etapa de convocação, os inscritos no vestibular da Santa Casa, apenas, poderão entrar em uma lista de espera.

No caso da USP, a relação de vagas que não tiverem sido preenchidas e a lista de candidatos habilitados a disputá-las serão anunciadas no dia 2 de março.

Fuvest 2016

VAGAS

Os 142.721 inscritos na Fuvest disputaram 9.682 vagas –120 delas para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. O curso de medicina em Ribeirão Preto foi o mais concorrido, com 71,93 candidatos por vaga, seguido de psicologia, com 59,8.

A novidade é que, com a adesão da USP ao Sisu, em junho de 2015, estudantes que prestaram o Enem também puderam concorrer aos 1.489 postos reservados ao sistema, um equivalente a 13,5% do total da universidade. As matrículas foram realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

A adesão ao novo sistema de seleção ficou a cargo de cada unidade de graduação da USP. Não foram incluídos cursos tradicionais como medicina na capital, engenharia e administração. Neste ano, a universidade oferece, ao todo, 11.057 vagas.

Segundo a Fuvest, as vagas que não tiverem sido preenchidas pelo Sisu serão incorporadas posteriormente ao vestibular.

VESTIBULAR

No vestibular, os estudantes enfrentaram questões consideradas "difíceis" por Professores ouvidos pela Folha. A prova de português, por exemplo, exigiu conhecimento em gramática formal e habilidade em responder perguntas interdisciplinares.

Fonte: Folha Educação