Leo Ar
Ser Universitario
 

Aulão presencial do Descomplica para vestibular da Uerj será no próximo sábado

13/07/2017 - 07:07h

Untitled Document

Encontro gratuito no Boulevard Rio Shopping vai debater as recentes mudanças da prova e temas-chave mais cobrados nos últimos anos

Quatro horas de um aulão-show presencial e gratuito dentro de um shopping, unindo ensino e entretenimento na véspera da prova da Uerj. Essa é a receita de sucesso do encontro “O que preciso saber para mandar muito bem na prova” promovido pelo Descomplica – maior sala de aula online do país voltada para Enem e vestibulares –, que acontecerá no próximo dia 15 de julho, sábado, no Boulevard Rio Shopping, Vila Isabel, Zona Norte carioca. No aulão, a equipe de professores, experts em vestibulares, vai analisar as mudanças do Vestibular da Uerj, comentando, também, um livro cuja leitura é obrigatória para essa fase, além de traçar um panorama dos assuntos que mais cobrados nos últimos anos.

“Vamos fazer um verdadeiro aulão-show com toda a equipe Descomplica – contando com Professores como Rubens Oda, Rafael Cunha, Allan, Hansen, Eduardo Valladares, Alex Amaral –, que vai abranger todas as disciplinas, unindo conteúdo de qualidade, músicas, paródias, entretenimento e tudo aquilo que o candidato precisa saber para garantir sua nova vida de calouro em 2018. E isso envolve desde tabela periódica até o desafio de ensinar Guimarães Rosa para adolescentes, fruto das novas mudanças do vestibular da Uerj”, garante o Professor de Geografia e gerente de marketing Claudio Hansen.

Estudantes já podem acessar site gratuito com conteúdo específico para preparação

Apesar da crise estrutural e financeira enfrentada desde 2016, a Uerj continua sendo uma das mais requisitadas e prestigiadas universidade do estado, contando com mais de 35 mil inscritos para o vestibular 2017.  “Independentemente de todas as dificuldades atuais da universidade, acreditamos em um futuro melhor e mais próspero para a Uerj. Além disso, ela se mantém no topo da lista das Universidades de maior notoriedade, excelência e tradição do país, com cursos que são referência nacional, como direito, e o vestibulando que tem o sonho de ingressar nela será muito bem-vindo ao nosso encontro do dia 15”,  diz Hansen. E para ajudar ainda mais na maratona de estudo pré-Uerj, o Descomplica criou o site gratuito https://materiais.descomplica.com.br/turne-do-descomplica-uerj , com conteúdo especial  de apoio para download: “O objetivo é preparar o estudante para gabaritar a prova”, assegura Hansen.   Para mais informações, acesse   Turnê Descomplica! 1ª parada: RJ! Os segredos da prova da Uerj .

Descomplica

Aula: Aulão de véspera da UERJ - O que preciso saber para mandar muito bem na prova 

Investimento: Gratuito

Data: Sábado, 15 de julho

Abertura dos portões: 7:30h

Horário: das 830h às 12h

Local: Boulevard Rio Shopping (Praça de alimentação, 3º andar)

Endereço: Rua Barão de São Francisco, 236 Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ

Evento sujeito à lotação

Informações:  Turnê Descomplica! 1ª parada: RJ! Os segredos da prova da Uerj

Hotsite para download: http://materiais.descomplica.com.br/turne-do-descomplica-uerj  

 

Sobre o Descomplica:

  
Criado em 2010, pelo professor de Física Marco Fisbhen, o Descomplica é a maior plataforma on-line de educação do Brasil e reúne um experiente time de professores, oriundos das melhores instituições de ensino do país. Recentemente eleita como a terceira empresa mais inovadora da América Latina, sendo a primeira no país, uma das 50 no mundo pela revista americana Fast Company, a startup de educação on-line é a plataforma educacional que mais cresce no mundo – com 609%, de acordo com o Rocket Companies Report de 2013. São mais de 28 mil vídeos com aulas diárias, cobrindo todos os conteúdos do Ensino Médio do nível mais básico até o mais avançado, de forma contextualizada e multidisciplinar, além de correção de redações serviços de monitoria e planejamento dos estudos. O Descomplica conta, ainda, com uma audiência de cerca 29 milhões de visitantes únicos em 2016, mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais (Facebook 2,32 milhões, Instagram 149 mil Twitter 250 mil) e mais de 72 milhões de views no You Tube,sendo 925 mil inscritos

 

1.     Rolou um simuladão para você saber como será a prova

Simulado é uma ótima forma adicional para se adaptar ao ambiente daquele exame. A Uerj fez um Simulado Online para que os candidatos não fossem pegos de surpresa em relação às mudanças feitas no escopo da prova.

Toda a iniciativa foi uma super chance para os participantes sondarem seus conhecimentos, além da organização ter divulgado um resultado super maneiro sobre o desempenho de cada um deles. Confira tanto a prova quanto o gabarito e se prepare para passar na frente dos seus concorrentes.

 

2.     “Interdisciplinaridade” é a chave!

A Uerj decidiu aumentar a interdisciplinaridade na sua prova. O que isso quer dizer? Significa que as questões vão ter um diálogo maior entre as matérias. A ideia é que os enunciados consigam falar de temas que possam ser trabalhados por todas as áreas de conhecimento e, para isso acontecer, a primeira parte do exame de qualificação terá um textão-base que vai servir de referência para algumas questões. Por exemplo, no simulado da Uerj que falamos logo ali, o tema foi “Envelhecimento” e rolaram oito enunciados a partir dele.

 

3.     Fique de olho na lista de leituras obrigatórias

A Uerj deu uma de São Paulo e passou a cobrar algumas leituras obrigatórias para as provas. Antes que você ache que tem que ler tudo já para o primeiro exame, fica tranquilo que os textos foram bem divididos para cada fase.

Lista de leituras obrigatórias:

• Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa

• A hora da estrela, de Clarice Lispector

• Dom Casmurro, de Machado de Assis

• Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto

• Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

A divisão entre as provas ficou assim:

1º exame de qualificação (16/07/2017): Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa (os contos “A terceira margem do rio” e “O espelho”)

2º exame de qualificação (17/09/2017): A hora da estrela, de Clarice Lispector

Exame discursivo (10/12/2017)

- Prova de Língua Portuguesa Instrumental: Dom Casmurro, de Machado de Assis

- Prova específica de Língua Portuguesa e Literaturas: Morte e

vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e Ensaio sobre

a cegueira, de José Saramago

 

4.     Se liga nos textos que vão cair no 1º exame

 

A.    Terceira margem do rio:

“Terceira margem do rio” é um conto que gira em torno da tentativa de um filho entender o porquê de seu pai ter ido embora. O pai manda fabricar uma canoa, desce rio abaixo e nunca mais retorna ao contexto familiar. O filho, protagonista da história, passa a vida dele toda tentando entender essa jornada em busca da terceira margem do rio.

Só de ler o título já conseguimos perceber que o conto não vai adotar uma lógica tradicional. Afinal, todo rio tem duas margens, e não três, não é? A literatura de Guimarães Rosa não é, de forma alguma, realista. A obra do autor lida muito mais com o transcendente e elementos místicos. Vamos ficar de olho nesse aspecto específico porque isso rende muita questão!

B.    O espelho

“O espelho” é um conto que lembra muito mais um ensaio acadêmico que um conto propriamente dito. O narrador personagem está à procura da sua real imagem no espelho, tentando entender que ele é além do que a sua aparência transmite, representada pela ideia do reflexo no espelho. O narrador propõe muitas reflexões, enquanto reforça o seu dilema.

Não vamos mentir, os textos do Guimarães Rosa têm uma linguagem bem diferente do que a gente está acostumado a ver nos youtubes e blogs da vida. O autor usa uma linguagem simbólica que aumenta a dificuldade na hora de entender os textos. Existem até monografias que estudam o estilo literário do escritor mineiro.

5.     Qual é a nossa missão nessa primeira prova da Uerj?

Lembre-se de que o objetivo da primeira fase é conseguir um conceito, de preferência A ou B, para você ser classificado para a segunda fase. Os conceitos são dados pelo número de acertos, independente da disciplina. Então, vamos acertar de tudo nessa prova, para tirar o conceito máximo e, assim, ganhar aqueles pontinhos extras para somar na nota final!

Para conseguir o conceito A e somar 20 pontos na segunda fase da Uerj, é preciso acertar 43 questões. Como estamos muito perto da prova, você precisa de uma boa estratégia para mandar muito bem nessa primeira fase. Vamos olhar a quantidade de questões por área:

Em qual matéria você realmente manda bem?

SOU HUMANAS!

Linguagens + Língua estrangeira + Humanas somam 33 questões. Você pode tentar tirar o máximo dessas matérias e ter todas as outras para disciplinas para arrasar no A.

SOU DE EXATAS-BIO!

A soma de Matemática e Natureza chega a 19 questões, ainda está longe da nossa meta! A grande parada é olhar como as outras matérias aparecem e dar um jeito de mandar bem nas outras, principalmente, Humanas e Linguagens.

AQUELE REFORÇO!

Confira as questões comentadas dos últimos vestibulares, assim a gente não chega na prova sem conhecer as matérias que sempre caem e como precisamos resolvê-las

Não esqueça que o nosso aulão de véspera da Uerj vai te dar as dicas mais proféticas sobre o que vai cair na prova! A gente se vê no dia 15, às 08:30, no Shopping Boulevard em Vila Isabel.

 


Fonte: Descomplica



Mais notícias
Veja todas as noticias