Aluno de MS que tirou nota máxima em matemática dá dicas sobre Enem

16/01/2015 - 13:01h

Jovem de Campo Grande tira nota máxima em matemática no Enem (Foto: Reprodução/TV Morena)
Estudante mora em Campo Grande e fez um ano de cursinho (Foto: Reprodução/TV Morena)

Treinamento para adquirir confiança é o que recomenda o campo-grandense Rafael Ribeiro Tostes, de 18 anos, para garantir um bom desempenho na área de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem). O jovem acertou 44 das 45 questões da prova e tirou 973.6, nota máxima alcançada entre os candidatos de todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais (Inep).

O estudante afirma que passou a se dedicar aos estudos nos últimos dois anos. Este é o terceiro Enem que ele faz. Fiz um no segundo ano, mas não fui bem. Depois, fiz outro no terceiro ano e, novamente, agora, no cursinho.

Tostes acredita que o aluno que treina, que resolve questões da área todos os dias e que faz simulados adquire prática e, com isso, mais confiança na hora de fazer a prova. Na maioria das vezes, o candidato erra uma questão da área de matemática por não ter atenção ou por confundir as informações. Outra dica do aluno é revisar os conteúdos no dia em que eles são dados em sala. Sempre fiz minhas anotações e procurei estudar as matérias nos mesmos dias das aulas, afirmou.

O Inep não informou ao G1 o número de candidatos que alcançaram a nota na área de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2014.

Redação
Além do ótimo desempenho na área de matemática e suas Tecnologias, o estudante chegou perto da nota máxima na Redação. Ele tirou 980. Em todo o país, apenas 250 candidatos tiraram 1.000, nota máxima da avaliação, segundo o Inep.

Jovem de Campo Grande tira nota máxima em matemática no Enem (Foto: Lucas Lourenço/G1MS)
Jovem também se destacou na redação, com nota
980 (Foto: Lucas Lourenço/G1MS)

Ao G1, o jovem disse que pretende cursar economia. Eu me identifico com o curso porque ele agrega as duas áreas que eu gosto, tanto a área de Exatas quanto a de Humanas, explicou.

O resultado do Enem 2014 foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério Da Educação (MEC). Mais de 529 mil tiraram nota zero na redação e foram eliminados do exame.

Consulta
Para acessar o desempenho individual em cada área, o aluno deve acessar a página do Inep. Mais de 4.528.162 pessoas acessaram, até as 18h desta quinta-feira (15), o sistema de consulta ao boletim de desempenho individual do Enem 2014. O número de consultas chegou a 6.094.017, já que muitos candidatos entram no sistema mais de uma vez para conferir as pontuações.

ACESSE AQUI SUA NOTA NO ENEM 2014

Para ter acesso ao resultado, basta acessar a página e informar o ano de realização da prova, o número do CPF do candidato e a senha do candidato.