Enade exige pelo menos uma hora de presença

12/11/2013 - 14:54h

Os Universitários que vão fazer o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) no próximo dia 24 de novembro terão que cumprir o mínimo de uma hora de prova. Quem sair antes não vai poder assinar a lista de presença e assumirá a situação de irregularidade, assim como os faltantes.

A decisão é do Ministério da Educação, através do Instituo de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e vale para os 200 mil estudantes dos 16 cursos convocados para a avaliação de desempenho. O tempo de prova é de 4 horas.

A edição deste ano vai avaliar alunos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos tecnólogos agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Os universitários precisam responder perguntas específicas do curso, conforme a fase que cursa, e também questões de conhecimento geral que avalia a formação. A prova conta com 40 itens, 30 de componentes específicos (sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha) e 10 de formação geral (duas discursivas e oito de múltipla escolha).

As próprias instituições deviam inscrever os seus alunos, conforme o período exigido no Exame deste ano. Devem participar estudantes de bacharelado com previsão de conclusão até julho de 2014 ou que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo, e estudantes de cursos superiores de tecnologia que tiverem concluído 75% da carga horária mínima.

O objetivo do Enade é avaliar os cursos superiores e o desempenho das alunos mediante a programação curricular, além da habilidades e competências das áreas do conhecimento. O índice é importante como base para entender a realidade da educação superior no Brasil e comparar com o mundo.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: cadernodeeducacao.com.br