No AC, mais de 4,6 mil já usaram nota do Enem para concluir ensino médio

06/02/2015 - 11:01h

prova azul do Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
Candidatos podem utilizar nota do Enem 2014 para
concluir o ensino médio (Foto: Reprodução/Inep)

Mais de 4,6 mil pessoas no Acre já utilizaram a nota do Enem 2014 para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, de acordo com dados da Secretaria de Educação do Acre. Ao todo, 4.639 candidatos se inscreveram no exame com esse objetivo.

Embora o Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) seja utilizado como avaliação para o ingresso de estudantes em Universidades e institutos federais, muitos candidatos o utilizam para que possam obter o certificado de conclusão do ensino médio.

De acordo com a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Acre, Fernanda Alves Nóbrega, entre os candidatos estão desde alunos do ensino regular até pessoas que estão há anos afastadas dos bancos de escola, que correspondem a grande maioria. Ao todo são 3.111 pessoas.

"O estado utiliza o Enem e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  (ENCCEJA) como exames de certificação para garantir o direito a essa população que não estuda há anos de encerrar o ensino médio", explica.

Ainda segundo ela, entre os mais de 4,6 mil que solicitaram a nota do exame para a conclusão do ensino médio, 643 são alunos do ensino regular, 530 são alunos do EJA, 330 são reeducandos ou socioeducandos e 24 são estudantes portadores de necessidades especiais.

Forma de avaliação
Para concluir o ensino médio através da nota do Enem o candidato tem que obter uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens). Além de 500 pontos na redação.

De acordo com Fernanda, a pontuação é cumulativa, então se um candidato consegue "eliminar" apenas uma disciplina em um ano, na prova seguinte não precisará mais se preocupar com ela, apenas com a pontuação nas outras.

Ela ressalta ainda que não há prazo de validade para a pontuação. "Se a pessoa fez a prova em 2011 e só voltou a fazer de novo esse ano, a disciplina que ela eliminou continua no sistema", salienta.

A coordenadora enfatiza ainda que as pessoas quem possuem interesse em concluir o ensino médio através do Enem podem procurar uma das escolas certificadoras existentes em cada um dos 22 municípios acreanos. As pessoas podem ainda solicitar informações através da Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) pelos telefones 3213-2368 e 3213-2357.