3ª etapa do PAS tem abstenção de 13,4%; é a menor desde 2012, diz UnB

24/11/2014 - 05:01h

Vista aérea do Instituto Central de Ciência, da Universidade de Brasília (UnB), o Minhocão, com 750 metros de extensão (Foto: Reprodução/TV Globo)
Vista aérea do Instituto Central de Ciência, da Universidade de Brasília (UnB), o Minhocão, com 750 metros de extensão (Foto: TV Globo/Reprodução)

A última prova da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília registrou o menor índice de abstenção desde 2012, segundo o Cespe. A organização diz 13,43% dos inscritos deixou de comparecer ao exame neste domingo. O gabarito preliminar da prova será divulgado na próxima quarta-feira (26).

A prova, que contava com 12.955 candidatos, ofereceu 2.106 vagas para 97 cursos nos campi do Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. A avaliação começou às 13h.

Os alunos tiveram cinco horas para resolver a prova de conhecimentos e produzir uma redação em língua portuguesa. A maior procura foi para o curso de medicina no campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto. São 43,39 candidatos por vaga.

Em seguida, apareceram os cursos de nutrição (23,44 candidatos por vaga), direito (21,5), psicologia (21,08) e engenharia civil (19,70) " todos diurnos e no Plano Piloto.

Os candidatos que tiverem o melhor desempenho no PAS ingressam na universidade no primeiro semestre de 2015. As notas das três etapas entram no cálculo final. A fórmula utilizada no cálculo da nota final está no "Guia do PAS", disponível no site do concurso.

As provas da primeira e da segunda etapa serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, respectivamente. Os alunos de primeiro e segundo anos do Ensino Médio inscritos para o programa também já podem consultar os locais de prova no site do Cespe.

Cotas
Nesse ano, a seleção da terceira etapa será realizada por três sistemas: universal (1.141 vagas), de cotas para escolas públicas (833 vagas) e de cotas para negros (132 vagas). Os candidatos serão selecionados por sistema/campus/curso/turno de preferência, conforme o desempenho no programa.

Alunos matriculados no ensino médio nas escolas da rede pública e inscritos na seleção foram dispensados do pagamento da taxa de inscrição, em razão de contrato entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o GDF.

Também foram isentos os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e de famílias de baixa renda, de acordo com o Decreto 6.135/2007. Para os candidatos inscritos na terceira etapa, ainda houve a possibilidade de isenção de taxa de inscrição por meio da Lei n.º 12.799/2013.