Quase 2 anos depois da volta às aulas presenciais, os resultados mostram que a educação básica em São Paulo ainda está longe de se recuperar.
Dados divulgados revelam que apenas
19% dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública da capital têm o aprendizado esperado em português. Ou seja, em outras palavras, 81% não aprenderam o mínimo necessário.
Entre 2019 e 2023, o aprendizado caiu em todo o ensino básico paulista:
Ensino médio:
Queda de 8,3% em português e 9,9% em matemática.
5º ano do fundamental:
Queda de 13,2% em português e 10,7% em matemática.
A crise também atinge as escolas particulares. Apesar de melhores índices, 1/4 dos alunos termina o ensino médio sem saber o básico em matemática, como calcular a área de um retângulo ou resolver problemas simples de porcentagem.
Olhando para o Brasil como um todo, 25% dos estudantes de escolas privadas do país apresentam resultado insuficiente em matemática e 10% em português.
Fonte:
The News