AC supera meta do Ideb no ensino fundamental e fica abaixo no médio

06/09/2014 - 14:01h

Ideb no primeiro ciclo do ensino fundamental (1 a 5 ano) nos municípios acreanos (Foto: Fonte: MEC)
Ideb no primeiro ciclo do ensino fundamental
(1° a 5° ano) nos municípios acreanos
(Fonte: MEC)

O ensino na rede pública estadual do Acre superou as metas propostas pelo Ministério Da Educação (MEC) para o ano de 2013 no ciclo inicial (1º ao 5º ano) e final (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, mas ficou abaixo na nota estabelecida para o ensino médio. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado nesta sexta-feira (5) pelo MEC.

Nos anos iniciais, o Ideb registrado em 2013 no Acre foi de 5,2 pontos, acima do índice de 2011 (4,7) e da meta projetada pelo MEC (4,4), ficando em 10° lugar no ranking dos 27 estados e Distrito Federal. O estado ficou com a mesma pontuação da média nacional.

Já nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb foi de 4,4 pontos, igual à meta estabelecida, e também superior à edição anterior (4,2). Nesse quesito, o Acre ocupa a 3º melhor pontuação, ficando atrás apenas de Minas Gerais (4,7) e Goiás (4,5). O ensino acreano superou o índice nacional que é  4,2 pontos.

Em relação ao ensino médio, o Ideb registrado no estado foi de 3,3 pontos, o mesmo registrado em 2011. O índice ficou abaixo da meta de 3,5 pontos estabelecida pelo MEC para o ano de 2013. Valor também inferior ao Ideb nacional (4,2). Segundo o diretor de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE), Josenir Calixto, a baixa pontuação se deve à dificuldade na garantia da permanência dos alunos em sala de aula, que também é um critério de avaliação do MEC.

"Melhoramos as políticas de ensino e aprendizado, ou seja, os alunos estão aprendendo mais. Porém, não conseguimos assegurar a permanência deles na escola. É necessário fortalecer as políticas que assegurem isso. Isso exige algumas mudanças profundas para melhorar a organização da escola, a prática em sala de aula para garantir que a utilização desse espaço dialogue com a juventude", afirma Calixto.

Ideb no segundo ciclo do ensino fundamental (6 a 9 ano) no AC (Foto: Fonte: MEC)
Ideb no segundo ciclo do ensino fundamental
(6 a 9 ano) no AC (Fonte: MEC)

Municípios
No que diz respeito ao índice municipal no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as cinco cidades acreanas com melhor desempenho foram: Brasiléia (6,3), Senador Guiomard (5,6), Rio Branco (5,4), Cruzeiro do Sul (5,1) e Plácido de Castro (5,1). Todos superaram as metas projetadas pelo MEC.

No segundo ciclo (6º ao 9º ano), as melhores pontuações, segundo o MEC, foram Brasiléia (5,3), Senador Guiomard (4,9), Epitaciolândia (4,7), Cruzeiro do Sul (4,5) e Rio Branco (4,5). Destes, a capital e Senador Guiomar atingiram exatamente a média, os demais superaram.

Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes pública e privada. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022.