Acadêmica da Anhanguera de Niterói cria debate em artigo sobre cotas raciais

11/02/2015 - 14:49h

Material foi publicado na revista O Social em Questão, da PUC-RIO, em dezembro

As cotas para negros nas Universidades públicas é um tema recorrente na mídia nacional. Muitos estudiosos são a favor e alegam que o nosso país sendo tão desigual, utiliza as cotas a fim de oportunizar acesso equânime ao Ensino Superior. Já os autores contra, afirmam que as cotas reforçam a desigualdade, preconceito e racismo, além de não serem bem empregadas e distribuídas, principalmente por conta do ensino público deficiente no Brasil.

Pensando nesse tema, a ex-aluna do curso de Serviço Social do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), Bruna Cristina da Conceição Silva Lyrio, com a orientação do Professor Reinaldo da Silva Guimarães, elaboraram o artigo ‘Porque para o negro sim! As cotas raciais como política de ação afirmativa nas universidades e nas instituições públicas: a defesa de um espaço’, com publicação na revista O Social em Questão, da PUC-RIO.

“O texto aborda a discussão sobre as ações afirmativas, focando as cotas raciais, se posicionando a favor no ingresso da população negra em todos os espaços em que essa população está sub ou não representada”, explica Bruna Cristina. Além da construção teórica, o artigo apresenta depoimentos de ex-alunos reportando as dificuldades de ingresso no Ensino Superior e a trajetória de conquistas.

“Discutimos o porquê da aversão aos negros nos mais varia­dos espaços nesse trabalho, em especial no Ensino Superior. E, em contrapartida, afirmar que sim, o negro merece espaço, mere­ce ser representado e respeitado, considerando suas singularidades e dando-lhes as oportunidades há tanto tempo negadas”, conclui o professor da Anhanguera de Niterói, Reinaldo Guimarães.

Fonte: Anhanguera