IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Acadêmico cria aplicativo que mostra cardápio de restaurante da Ufac

15/08/2014 - 09:52h

Robledo Gomes, de 20 anos, cursa o 7 período de Sistema de Informação na Ufac (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Robledo Gomes, de 20 anos, cursa o 7° período de Sistema de Informação na Ufac (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Depois de perceber a incerteza de diversos estudantes sobre o cardápio do restaurante da Universidade Federal do Acre (Ufac) o acadêmico do 7° período de Sistema de Informação, Robledo Gomes, de 20 anos, resolveu criar um aplicativo no celular que disponibilizasse a consulta. A ferramenta, desenvolvida inicialmente para a plataforma Windows Phone, demorou um mês para ficar pronta e já está disponível desde a semana passada.

"A ideia surgiu porque, às vezes, eu estava na fila do RU [Restaurante Universitário] e as pessoas sempre ficavam perguntando qual era o cardápio, se alguém tinha acessado o site para ver. Então, eu pensei que poderia ser uma boa ideia para um aplicativo no celular mostrar essas informações", lembra.

Com a ideia, o estudante diz que comprou um livro sobre o assunto e, depois de estudar, começou a desenvolver o programa. Robledo explica que o aplicativo mostra o cardápio do dia e do dia seguinte. Porém, as informações dependem do que é divulgado no servidor da universidade.

"O aplicativo pega a informação que está no servidor, no site da Ufac, mas ela só está lá quando o nutricionista coloca. Quando o nutricionista cadastra o cardápio da semana, o aplicativo mostra o do dia e do seguinte. Isso é importante, para que as pessoas não pensem que está havendo algum problema", descreve.

O aplicativo 'Cardápio RU Ufac' disponibiliza o que será servido no dia e no dia seguinte (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
O aplicativo 'Cardápio RU Ufac' disponibiliza o que será servido no dia e no dia seguinte (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Apesar de já estar disponível para ser baixado, o acadêmico afirma que o aplicativo ainda está na fase inicial. Ele conta que o interesse pela área surgiu porque no estado, segundo ele, não existem muitas pessoas que trabalham com isso.

"Está na loja Windows Phone e já tenho amigos que usam, mas está na fase inicial ainda. Sou marinheiro de primeira viagem, é meu primeiro aplicativo, estou testando. Essa área de programação é muito boa, principalmente, que aqui no estado não tem muitas pessoas que fazem, então pretendo continuar", diz.

Robledo não pretende deixar o aplicativo 'Cardápio RU Ufac' somente para Windows Phone. Ele conta que pretende já começar a desenvolver para Android e, futuramente, para o sistema IOS. Além disso, o acadêmico quer agregar outras funcionalidades à ferramenta.

"Eu pretendo continuar desenvolvendo o aplicativo, não parar. Eu quero criar um banco de dados para ele poder salvar no telefone o cardápio, mas ainda são planos e tem outras ideias que possam surgir. Por isso, é importante a opinião dos usuários", finaliza.



Fonte: G1

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias