Aluna da Univap é uma das estudantes agraciadas com bolsa de estudos do programa Fórmula Santander 2014

26/11/2014 - 09:08h

Programa recebeu no Brasil 17 mil inscrições

A aluna do 3º ano de Engenharia Química da Univap – Universidade do Vale do Paraíba, Nathanne Cristina Vilela Rost, de 21 anos, foi uma das 100 estudantes contempladas no Brasil com a Bolsa de Estudos do programa Fórmula Santander 2014.

Ela recebeu a Bolsa de Estudos na sexta-feira (07) em uma cerimônia realizada pela empresa durante o treino livre do GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A cerimônia contou com a presença do presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalda, do diretor adjunto da Divisão Global Santander Universidades, David Gutierrez, e do piloto de Escuderia Ferrari bicampeão mundial Fernando Alonso.

O programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander é uma iniciativa voltada para estudantes de graduação e de pós-graduação, que envolve Universidades brasileiras, espanholas e britânicas. O valor de 5 mil euros da Bolsa é destinado às despesas de transporte, alimentação e hospedagem para um semestre. O curso é concedido em acordo entre as universidades de origem e de destino.

A aluna da Univap Nathanne irá para a Universidade do Porto, em Portugal, em setembro de 2015. Abaixo ela conta um pouco como foi ganhar este prêmio.

Quem é a estudante Nathanne e em que projetos está envolvida na Universidade?

Sou aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Nanossensores - LNS, sob orientação do Prof. Dr. Leandro Raniero, desenvolvemos pesquisas na área de nanotecnologia. A minha permanência no laboratório desde o início do curso me proporcionou a possibilidade de ganhar a Bolsa, pois a convivência com meus amigos do LNS me forma enquanto pessoa e profissional.  Além disso, o Edital levou em consideração tanto o desempenho acadêmico como científico para critério de classificação no concessão da Bolsa, sendo que as premiações que recebi do PIBIC  foram parâmetros de desempate.

Como foi para você ser agraciada com este prêmio?

O Programa de Bolsas Fórmula Santander envolve alunos do Brasil, Inglaterra e Espanha. Este ano no Brasil foram recebidas 17 mil inscrições e 100 alunos brasileiros foram agraciados. Para mim, estar entre esses alunos é um sonho se realizando. A sensação de ter participado da cerimônia de premiação no Autódromo de Interlagos, no último dia 7, onde estavam presentes autoridades de renome, se transformou em sentimento de união entre nós alunos. Além disso, a responsabilidade de levar para fora do país o nome da minha Instituição, me causa emoção, e claro, um pouco de medo.

Você vai para uma Universidade em Portugal, porque escolheu esta Universidade?

Irei para a Universidade do Porto (Portugal), em setembro do ano que vem. Quando recebi a notícia de que tinha sido premiada com a Bolsa Fórmula Santander, eu ainda não conhecia nada sobre o Programa e as Universidades, então a escolha da Universidade foi feita com a ajuda da Profª Sandra Costa (Vice-Reitora e Diretora do IP&D), que me aconselhou a escolher a U. Porto devido seu destaque entre as Universidades conveniadas à UNIVAP.

O que você espera desses seis meses estudando fora? Futuramente você pretende seguir sua carreira em que área: acadêmica, empresas?

Nesses seis meses de intercâmbio, espero aproveitar ao máximo a oportunidade de fazer parte do meu curso em uma das melhores Universidades da Europa, espero conhecer estudantes de várias partes do mundo e trocar experiências acadêmicas, científicas e culturais. E é claro, tenho grandes expectativas de conhecer outros lugares da Europa além de Portugal, visto que isso é um sonho de infância. Tenho certeza de que esse Intercâmbio trará um acréscimo enorme de coisas boas para minha vida pessoal e profissional. Em uma perspectiva de futuro, quero continuar engajada em projetos de pesquisas científicas, pois sou extremamente apaixonada pelo meu trabalho e pela área de nanotecnologia, então espero fazer Mestrado, Doutorado e dar continuidade à minha carreira acadêmica.

Fonte: Alameda Comunicação