IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Aluna que fez Enem ao lado da F1 diz que Inep distribuiu protetor auricular

09/11/2014 - 23:01h

Mônica Freire, de 17 anos, diz ter recebido protetores auriculares para fazer o Enem ao lado do Autódromo de Interlagos, onde aconteceu o GP de F1 (Foto: Arquivo pessoal/Mônica Batista Freire)
Mônica Freire, de 17 anos, diz ter recebido protetores auriculares para fazer o Enem ao lado do Autódromo de Interlagos, onde aconteceu o GP de F1 (Foto: Arquivo pessoal/Mônica Batista Freire)

Candidatos do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) que foram alocados em uma Faculdade vizinha do Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, acabaram precisando usar protetores auriculares nos dois dias de prova para tentar escapar dos ruídos dos carros de corrida e dos helicópteros da cobertura do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.  A estudante Mônica Batista Freire, de 17 anos, contou ao G1 que ficou irritada com a situação e que se sentiu prejudicada.

COBERTURA COMPLETA DO ENEM

Segundo Mônica, durante a prova de sábado (8), os fiscais entraram nas salas de aula com "muitos sacos" de protetores auriculares para distribuir entre os candidatos. "Eles até distribuíram um protetor auricular, mas não adiantou", reclamou ela. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que os objetos para proteção contra o ruído provocado pela corrida foram distribuídos a todos os candidatos que foram alocados em escolas próximas ao autódromo.

Neste domingo (9), a corrida, que começou às 14h e terminou antes das 16h, foi menos ruidosa que os treinos do sábado, segundo a jovem.

"Ontem [sábado] foi pior na sala de provas, porque acho que estavam testando os carros de corrida e umas três ou quatro vezes o barulho de motor na sala foi muito grande", explicou a jovem, que está terminando o terceiro ano do ensino médio e pretende estudar letras.

Ela diz que, no segundo dia de provas, o que mais atrapalhou foi o barulho constante dos helicópteros que sobrevoaram a região durante a disputa automobilística, que terminou com vitória de Nico Rosberg. Lewis Hamilton ficou com a segunda colocação, e o brasileiro Felipe Massa conquistou o terceiro lugar do pódio.

"Eles já sabiam que a gente ia se prejudicar, distribuíram ontem [os protetores] e pediram pra gente levar hoje de novo", relatou a estudante depois de terminar os dois dias de prova. "O coordenador falou pra gente sair ainda mais cedo de casa, porque hoje [domingo] ia ser pior. Ontem [sábado] muita gente ficou pra fora por causa da corrida."

O calendário da Fórmula 1 que definiu as datas de todas as corridas desta temporada foi divulgado em dezembro de 2013. Já o Inep só definiu a data das provas do Enem 2014 no primeiro semestre deste ano.

O tema desta reportagem foi sugerido por um leitor pela ferramenta de jornalismo colaborativo VC no G1. Você também pode participar enviando sua colaboração.



Fonte: G1

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias