Alunos da UFSCar São Carlos buscam voluntários para estudo biomecânico

28/09/2014 - 19:01h

Fachada da UFSCar em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Fisioterapia da UFSCar faz estudo
biomecânico (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidam voluntários, homens e mulheres entre 16 e 35 anos para participarem de estudo biomecânico composto de exame, avaliação de força e tratamento fisioterápico em caso de dor. Interessados devem praticar atividades que envolvem saltos como basquete, vôlei e handebol e que apresentem ou não dor na região anterior do joelho.

Não podem participar indivíduos que já foram submetidos a cirurgia nos membros inferiores, ou que sofreram alguma lesão traumática nos membros inferiores ou coluna nos últimos três meses. O projeto tem como objetivos investigar as características de indivíduos que apresentem ou não dor no tendão patelar e descobrir possíveis fatores de risco para desenvolvimento da dor.

Os interessados passam primeiramente a um exame de ultrassonografia em ambos os joelhos realizado por um médico radiologista e, num segundo momento, à uma avaliação biomecânica durante a realização de um salto e de força dos membros inferiores. Será oferecido um relatório com as informações coletadas nas avaliações e sugestões para prevenção de lesões. Além disso, para os indivíduos que apresentarem dor no joelho, será feito um tratamento fisioterapêutico de oito semanas.

As atividades são realizadas pelos alunos Ana Luísa Granado Ferreira e Rodrigo Scattone da Silva, sob a coordenação do Professor do Departamento de Fisioterapia Fábio Viadanna Serrão. Os agendamentos podem ser feitos até o dia 30 de setembro pelo telefone (16) 3306-6575 ou pelo email anagranado@live.com, pelos quais também é possível obter mais informações sobre o estudo.