Alunos reclamam de problemas na rematrícula no Fies em faculdade no AC

10/02/2015 - 20:01h

Daiane Rodrigues, de 21 anos, diz que foi importada que terá que pagar R$ 300 porque o Fies não custeará mais 100% do curso (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Universitários da União Educacional do Norte (Uninorte), em Rio Branco, alegam ter tido problemas para fazer o aditamento no Fundo De Financiamento Estudantil (Fies), na segunda-feira (9), início do ano letivo na instituição. Eles dizem que precisaram assinar um termo para manutenção do aditamento e que, em alguns casos, houve até a alteração no valor do financiamento. Em nota enviada ao G1, a Faculdade alegou as "inúmeras mudanças ocorridas no Fies nas últimas semanas".

O novo critério de ressarcimento estabelecido pelo MEC, por meio de portaria datada de dezembro de 2014, diz que o reembolso das mensalidades às instituições será feito oito vezes ao ano. Diferente de como era feito até 2014, com doze parcelas. Com a mudança, as Faculdades ficam sem receber quatro mensalidades, que serão pagas somente após a formatura do estudante. A medida gerou reclamação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), nesta terça-feira (10).

A estudante Daiane Rodrigues, de 21 anos, que cursa o último ano de Recursos Humanos na instituição, diz que o aditamento desse ano foi diferente de todos os outros. Além disso, ela conta que, até então, o Fies financiava 100% de sua graduação e que pagava de aditamento uma taxa de R$ 50. Porém, neste ano, segundo as informações recebidas na Uninorte, somente 70% do valor da mensalidade seria custeado e, por isso, teria que pagar R$ 300.

"Nos fizeram assinar um termo de comprometimento para a manutenção do nosso aditamento. E me disseram que o Fies vai pagar somente 70% e que eu teria que pagar mais R$ 300. Sendo que, no início, assinei o contato de 100% e agora está tudo diferente. Assinei com medo de, no dia de alguma prova, ter algum problema, até porque já estou no último período", diz.

Samara Leandra, de 21 anos, também do curso de Recursos Humanos, passou pela mesma situação e diz que foi informada que os R$ 300 cobrados podem ainda sofrer alteração. "Me disseram que a todo momento os valores estavam sofrendo alterações, mas me passaram que teria que pagar R$ 300. Nos deram um prazo para pagamento, até junho. A gente fica sem entender muita  coisa. Tentei resolver da forma mais rápida, assinando. Fizemos isso para não perder, ninguém explica direito", fala.

Em nota ao G1, a Uninorte informou que todas as contratações do Fies são definidas pelo Ministério Da Educação e estão contidas nos contrato assinado entre o aluno e a instituição financeira responsável pelo financiamento. A faculdade repudiou ainda "qualquer boato que porventura seja levantado a respeito do assunto". Porém, não se pronunciou sobre os outros pontos apontados pelas estudantes.

"Todos os alunos matriculados na Uninorte, em qualquer de seus cursos, devem estar cientes de suas obrigações financeiras para com a instituição, adimplindo com as semestralidades do curso no qual está matriculado, seja através do Fies ou qualquer outra forma de pagamento aceita pela Uninorte", disse em nota.