Apenas 5% dos alunos do ensino médio dos EUA querem ser professor

27/04/2015 - 11:01h

sala de aula, educação, professor (Foto: Fred Dufour/AFP)
Se tornar um Professor atrai apenas 5% dos estudantes dos EUA (Foto: Fred Dufour/AFP)

O pouco interesse de estudantes do ensino médio em se tornar um professor, diretor ou conselheiro escolar não é exclusivo do Brasil, onde dificuldades como baixos salários, violências nas salas de aula e pouca valorização da profissão são apontados como fatores de fuga de novos Docentes. Uma pesquisa feita com estudantes do último ano do ensino médio dos Estados Unidos mostra que apenas 5% deles têm interesse em ser um educador.

O estudo foi feito com os questionários preenchidos por 1,85 milhão de alunos que fizeram o American College Testing (ACT), um teste de proficiência que pode ser usado para admissão nas Universidades americanas, assim como o SAT.

Os números mostram que nos últimos anos este interesse vem caindo. Em 2010, o índice de estudantes interessados em ser professor era de 7%. Em 2011 e 2012, 6%. Em 2013 o índice caiu para 5%, mesmo número alcançado em 2014. O total de alunos, no entanto, caiu de 91,1 mil em 2013 para 89,1 mil em 2014.

Ainda segundo o estudo, destes interessados, 53% quer ser professor da pré-escola, ensino fundamental ou ensino médio; 31% de disciplinas específicas; 12% querem ser educadores em geral, e 4% querem trabalhar na parte administrativa das escolas. Ainda segundo o estudo, 75% dos interessados em ser professor são mulheres. Além disso, 72% são brancos; 12,5% hispânicos; 10% negros; 1,8% asiáticos e 0,7% indígenas.

Em Entrevista ao portal TakePart.com, Sean Patrick Corcoran, professor associado de economia da educação da Universidade de Nova York, diz que a maior queixa dos docentes é sobre os baixos salários em relação a outras profissões, falta de plano de carreira e baixa autonomia no trabalho.

Ellen Moir, diretora do New Teacher Center, destaca que os novos Professores chegam animados para iniciar a carreira, mas logo perdem o pique diante de decisões políticas de administradores que ficam longe das salas de aula. "Os professores precisam ter orientação e apoio para ter sucesso e permanecer no trabalho", afirma.

Uma das alternativas apontadas no estudo é oferecer a alunos com bom desempenho acadêmico e que ainda não se decidiram por uma profissão este "caminho alternativo" para o ensino, com maior valorização de salários e dos sistemas de avaliação profissional.