Aplicativo desenvolvido na Univap auxilia no tratamento de doenças respiratórias

27/05/2014 - 09:50h

Objetivo do projeto foi aplicar tecnologias móveis a favor da saúde

Um aplicativo, desenvolvido para o Iphone (smartphone da Apple) e voltado a pacientes com disfunção pulmonar restritiva (com dificuldade de expansão pulmonar) foi o projeto de doutorado apresentado pela professora e doutoranda Alessandra de Almeida Fagundes, da Univap – Universidade do Vale do Paraíba.

“Este projeto foi motivado pelo desejo de aplicar tecnologias móveis a favor da saúde, procurando inserir pacientes e terapeutas em um contexto de interatividade a fim de incentivá-los a realizarem os exercícios respiratórios, garantindo maior adesão ao tratamento. A ideia surgiu a partir das observações em minha prática clínica e do desejo de motivar, principalmente, as crianças atendidas no setor de fisioterapia respiratória da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap”, conta Alessandra.

Para isso ela, em parceria com um grupo de pesquisa da universidade e com a empresa Babs2go, desenvolveu um aplicativo que possibilita realizar exercícios respiratórios de forma interativa.  Por meio do aplicativo, quando o paciente respira (fase da inspiração) um módulo visual simula na tela a elevação de bolinhas. Quanto mais o paciente respira, mais as bolinhas se elevam. O objetivo é que o paciente eleve as bolinhas até o alto e sempre que ele atingir essa meta ele passa para outra fase, com aumento do ‘peso das bolinhas’ (nível de dificuldade) com consequente aumento do esforço.

O design do aplicativo é semelhante ao das ferramentas disponíveis atualmente no mercado, porém com algumas vantagens adicionais tais como o registro do histórico das sessões, a estatística de desempenho e a possibilidade de expansão desses recursos.

Além disso, o design do aplicativo permite diferentes níveis de dificuldade (mais de 100 níveis para cada uma das bolinhas), o que permite ampliar sua aplicação atendendo desde pacientes com dificuldades respiratórias até atletas profissionais. “Em contraposição, os equipamentos tradicionais normalmente apresentam somente três níveis de dificuldade”, explica Alessandra.

O aplicativo já foi testado em pessoas saudáveis e em pacientes com disfunção pulmonar restritiva e os resultados, com resultados promissores em comparação aos dos aparelhos disponíveis hoje no mercado. Foram observados aumento da força muscular respiratória e melhora na expansão pulmonar após o uso do aplicativo.

Esse projeto levou quatro anos para ser desenvolvido e a intenção da fisioterapeuta e pesquisadora, Dra. Alessandra, é de disponibilizar essa ferramenta na AppStore, assim que concluída a fase final de controle de qualidade e de avaliação pela Apple.

Fonte: alamedacomunicacao.com.br