Aplicativo inédito de jornalismo é desenvolvido na Univap

06/10/2014 - 11:11h

Ferramenta pode ser direcionada a estudantes de Jornalismo  que precisam de rapidez e praticidade para enviar informações de seus próprios celulares

São José dos Campos – A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), desenvolveu um aplicativo inédito para as aulas práticas de Jornalismo e Telejornalismo, o Appjor Univap.

O APP é direcionado para estudantes de Jornalismo  que precisam de rapidez e praticidade para enviar informações de seus próprios celulares, ao mesmo que tempo que aprendem. Não existe nada semelhante no mercado, mesmo em termos mundiais.

“A agilidade da criação e transmissão das informações são necessidades do jornalismo e foi pensando nisso que criamos o aplicativo,  que permite transmitir diretamente para um espaço virtual pautas, pequenos vídeos, fotos e  inclusive conversar via chat com o Professor e outros membros da equipe de qualquer lugar que tiver sinal de celular”, explica o Professor Mestre Fernando Moreira, desenvolvedor do APP.

Enquanto o estudante escreve uma pauta, ele pode receber a orientação passo a passo, pesquisar as últimas notícias de jornais com links diretos para o Feed de notícias do Jornal O VALE e UOL, ou ainda do buscador Google. Ele também pode falar diretamente com um professor  e colegas através do chat, além de enviar fotos e vídeos imediatamente para a redação na Universidade e receber uma aprovação ou uma orientação sobre como direcionar melhor  a reportagem.   Ainda existem links diretos para a previsão do tempo em São José dos Campos,  mapas eletrônicos para encontrar endereços.

O App pode ser utilizado por qualquer agência de notícia ou emissora de TV,  pois alia a praticidade e mobilidade que o celular pode dar e a possibilidade de uso em computadores de uma redação, permitindo interação entre todos os membros da equipe. A aplicação é ideal também para web jornalismo, pois apenas com o aparelho celular é possível desenvolver matérias com fotos e pequenos vídeos  de forma rápida e fácil, tendo só conhecimentos básicos.

Essa tecnologia já está sendo usada nas aulas de telejornalismo e, em breve, terá a utilização aplicada para outras disciplinas. Os alunos de jornalismo, rádio e TV e de publicidade da UNIVAP também aprenderão como desenvolver esse tipo de tecnologia para que possam criar suas próprias aplicações nos ambientes de Estágio ou de trabalho.

Fonte: Univap