Após 99 dias, servidores da UFSCar decidem encerrar greve

24/06/2014 - 18:01h

Após 99 dias em greve, os funcionários da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) decidiram, na manhã desta terça-feira (24), encerrar o movimento iniciado em 17 de março.

A direção do Sintufscar (sindicato dos servidores da universidade) não explicou os motivos para encerrar a greve. Em nota, a direção afirmou que os servidores retomam o trabalho nesta quarta-feira (25).

Na nota, o sindicato afirmou ainda que irá manter a mesa de negociação com a reitoria da instituição. Uma das reivindicações dos servidores é sobre a implantação da jornada de 30 horas.

Na pauta de reivindicações também está o aprimoramento da carreira, direito ao afastamento dos servidores para a realização de estudos de pós-graduação e a ampliação das creches universitárias.

Não há pedido de aumento salarial porque um acordo de 15% de aumento, parcelado em três anos, foi fechado em 2012.

A assessoria da UFSCar disse que a reitoria não irá se pronunciar neste momento sobre a greve.

Segundo o Sintufscar, a paralisação dos servidores atingiu departamentos de compras, financeiro e contabilidade, além de biblioteca e restaurante.

Somente no campus de São Carlos (232 km de São Paulo) são 8.500 estudantes de graduação e outros 2.700 de pós. O restaurante, que serve diariamente 4.500 refeições, permaneceu fechado durante a greve.

Fonte: Uol