Após errar gabarito, estudante fará Fuvest de novo por vaga em geologia

03/01/2015 - 04:01h

Carlos Eduardo Cunha disputa vaga em geologia (Foto: Arquivo pessoal)
Carlos Eduardo Cunha disputa vaga em geologia
(Foto: Arquivo pessoal)

O nervosismo da estreia fez com que Carlos Eduardo Cunha Rodrigues, de 23 anos, errasse ao passar as respostas para o gabarito na primeira fase do Fuvest do ano passado. Segundo ele, teria nota suficiente para ser aprovado à segunda etapa do processo seletivo do curso de geologia, mas perdeu a chance. Agora, neste ano, está entre os mais 29 mil candidatos que farão a partir deste domingo (4) a segunda fase da Fuvest 2015 e corre novamente atrás da vaga.

"Por nervosismo e inexperiência errei o gabarito. Sempre estudei em escola pública, fiz dois anos de cursinho e agora me sinto mais preparado", diz Carlos. O estudante afirma que nunca teve estímulo da escola para seguir nos estudos e fazer Faculdade. "Na escola a realidade trágica é que há incentivo para terminar o ensino médio e trabalhar."

Em 2010, Carlos entrou em um cursinho pré-vestibular incentivado por um amigo. Como tem afinidade com a área de meio ambiente, cogitou estudar engenharia. Entre 2011 e 2012 fez um curso técnico de meio ambiente e em 2013 decidiu que entraria na faculdade.

Está complicado conter a ansiedade, mas estou tranquilo de certa forma. Passei com nota boa e tenho bônus da escola pública que vai ajudar bastante"

Carlos Eduardo Cunha,
candidato da Fuvest 2015

"Neste ano só estudei, foi bem pesado. Consegui bolsa de 100% por mérito no Colégio Etapa, e o dinheiro que ia investir, paguei um curso de redacao. Preparação foi bem mais intensa, e os frutos foram diferentes", afirma.

O estudante chegava no cursinho às 7h e só voltava para casa, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, às 20h. Aos fins de semana também estudava.

"Depois que vi a aprovação na primeira fase, dei uma acelerada nos estudos, como uma arrancada final para a linha de chegada. Foquei nas matérias especificas, revendo as anotações. Está complicado conter a ansiedade, mas estou tranquilo de certa forma. Passei com nota boa e tenho bônus da escola pública que vai ajudar bastante."

Na área de geologia, Carlos quer trabalhar com pesquisa ou lecionar. "A geologia envolve várias matérias que eu gosto."

FUVEST 2015

Vestibular seleciona candidatos para a USP

Provas vão até terça
As provas da Fuvest seguem até terça-feira (6). Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h.

Neste domingo, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português, com interpretação de textos, gramática e literatura, e mais uma redação. A prova de português vale 100 pontos, sendo 50 para as questões e 50 para a redação.

Na segunda-feira (5), será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. A prova vale 100 pontos.

O terceiro e último dia, na terça-feira (6), terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas e três disciplinas. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Essa prova também vale 100 pontos.

Algumas carreiras têm provas de habilidades específicas, que valem 100 pontos. Elas serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro.

A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 31 de janeiro. A matrícula online ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 11 e 12 de fevereiro.