Após seis meses de interdição, aulas na USP Leste serão retomadas dia 18

05/08/2014 - 18:01h

Campus da USP Leste (Foto: Reprodução/TV Globo)
Campus da USP Leste, em São Paulo
(Foto: Reprodução/TV Globo)

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) divulgou um comunicado nesta terça-feira (5) afirmando que as aulas do segundo semestre terão início no dia 18 de agosto no campus da USP Leste. Segundo a nota, a decisão foi tomada pela Comissão de Graduação da EACH.

O segundo semestre, de acordo com a assessoria de imprensa da escola, vai até o dia 19 de dezembro.

O campus da USP Leste foi desinterditado no dia 22 de julho, depois de mais de seis meses fechado para aulas e serviços. De acordo com os técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que recomendou a liberação, os gases presentes no subsolo não oferecem risco iminente à segurança dos usuários do campus. A companhia diz ainda que o risco é "potencial" e que, portanto, é preciso fazer a manutenção da área.

De acordo com a assessoria de imprensa, a data do dia 18 de agosto foi definida para que haja tempo hábil para a limpeza do campus e a reinstalação dos trabalhadores no local.

Leia abaixo a nota na íntegra:

"A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP informa que a Comissão de Graduação da Escola, durante reunião realizada nesta terça-feira, determinou que o segundo semestre letivo terá início no dia 18 de agosto, encerrando-se em 19 de dezembro. Todas as aulas ocorrerão normalmente no campus USP Leste. Todos os recessos letivos previstos no calendário geral da USP estão mantidos."

Solo contaminado
A área em que foi erguida a USP Leste funcionava anteriormente como um aterro de lixo orgânico. Com o tempo, o material se decompõe e começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo. Em 2013, alunos, Professores e funcionários chegaram a fazer uma greve contra a contaminação do solo. A paralisação durou 50 dias e foi encerrada no dia 29 de outubro.

O Ministério Público de São Paulo também investiga se parte terra utilizada na terraplanagem do campus da USP Leste é proveniente do área onde foi construído o Templo de Salomão, inaugurado no dia 31 de julho pela Igreja Universal, no Brás, região central da capital.