Aprovado em sete vestibulares e quatro concursos dá dicas de estudo

03/02/2015 - 06:01h

Não estude apenas o que você acha que pode cair na prova, é o que recomenda o estudante de filosofia Charles Andrade, que foi selecionado na chamada regular do Enem) todos os anos apenas para testar conhecimentos.

Além de medicina neste ano, o estudante já foi aprovado em quatro concursos públicos e outros seis vestibulares (engenharia mecânica, curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros, letras, filosofia, jornalismo e psicologia, todos na UFPB, exceto o último, em uma Faculdade particular com bolsa integral). Para ele, o segredo para se dar bem nas provas é ser curioso e aprender de tudo um pouco.

De acordo com Charles, após a publicação da matéria do G1 sobre sua aprovação no curso de medicina, várias pessoas o procuraram interessadas em saber quais as dicas e macetes que ele tinha para ser bem sucedido nas provas. O Enem, diferente dos antigos vestibulares, não mede conhecimento acumulado, ele mede competências e avalia se o estudante sabe interpretar textos, ler gráficos, resolver problemas de raciocínio lógico, se tem pensamento crítico e coisas deste tipo, disse o estudante que lembra que desde que concluiu o ensino médio divide o tempo trabalhando durante o dia e vai à faculdade à noite.

O estudante de filosofia e servidor efetivo da UFPB comenta que em seu método, focar apenas no conteúdo programático das provas não é o fundamental para ser aprovado. Eu vejo as pessoas nos cursinhos, que largam a vida social e ficam horas e horas apenas lendo Apostilas e decorando só o que vai cair na prova. Pra mim este  método não funciona, pois o Enem não é apenas uma questão de decorar as coisas e de ter o conhecimento, a prova quer saber se você sabe usá-lo.

Filho de um cobrador de ônibus e de uma técnica em enfermagem, Charles mora em João Pessoa e está no penúltimo semestre do curso de filosofia, pretendendo seguir carreira acadêmica e ser Professor. Em sua rotina de estudos, o estudante de 25 anos, enfatiza que acha importante aprender coisas novas apenas por curiosidade.

Nas redes sociais, amigos de Charles ficam surpresos quando descobrem que ele não vai fazer o curso (Foto: Reprodução/Facebook)

Eu não estudo apenas o programa das disciplinas. Quero saber de tudo um pouco e daí leio e aprendo sobre coisas que me interessam apenas pelo prazer de aprender uma coisa nova todo dia. Acho importante também que os estudantes que querem ser aprovados sejam pessoas antenadas, que leia livros, principalmente os clássicos, e também leiam jornais e revistas, que assistam telejornais e saibam o que acontece no mundo. Tudo isso faz com que a pessoa exercite o cérebro e com isso fique não só preparada para o Enem, mas também para a vida, concluiu.

Charles foi aprovado para Medicina na UFPB através das cotas para estudantes de escola pública. Ele contou ao G1 que não vai cursar, pois pretende terminar o curso de filosofia.
Nas redes sociais, os amigos de Charles demonstraram surpresa ao descobrir que ele não vai fazer o curso, que é um dos mais concorridos do país, e acreditam que ele pode se arrepender da decisão. Agradeço a todo mundo pelas parabenizações, mas espero que parem de tentar me convencer a fazer o curso. É muito improvável que eu me arrependa, mas, se acontecer, o Enem tem todo ano, responde o estudante.