IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Aproveite os feriados para estudar, recomendam os professores

17/04/2014 - 18:01h

  • Shutterstock


Com provas programadas entre maio e julho, o que ainda é possível fazer para se preparar para os vestibulares do meio do ano?

A dica é tentar adiantar algumas matérias e se preparar um pouco mais para o meio do ano nos feriados. Isso mesmo, nos feriados: em ano de vestibular, é preciso fazer alguns sacrifícios.

Os especialistas ouvidos pelo UOL têm percebido que os vestibulares de inverno têm sido usado com treino para as provas no final do ano, quando há mais vagas em disputa em um cardápio mais variados de cursos.

Por isso, o coordenador do curso Poliedro em São Paulo, Alex Sander, recomenda que durante o primeiro semestre o candidato estude normalmente, sem fazer mudança no ritmo: "Assim, ele vai ter pelo menos 70% do conteúdo bem feito".

Treinar com provas anteriores

É quase um mantra que se repete entre os Professores: a melhor maneira de se preparar para a prova do Vestibular é conhecer o exame da instituição que você deseja. E, para isso, o jeito é treinar, treinar e... treinar.


A dica é mais valiosa ainda para quem deixou a preparação para última hora. "O ideal é que os alunos tenham se preparado no mínimo desde o começo do ano, mas a gente sabe que alguns candidatos percebem só agora que o vestibular está próximo", diz Alessandra Venturi, pedagoga e orientadora educacional do Cursinho da Poli.

Venturi orienta que o candidato pegue provas do ano passado do vestibular que ele vai prestar e as resolva em um ambiente tranquilo, simulando o mesmo tempo e respeitando as mesma regras. "No dia a pressão psicológica é diferente, mas, se ele tentar ser fiel, o simulado já vai dar uma ideia de como ele está", explica.

Correr atrás do que errou

Depois de fazer a prova, o estudante deve corrigir e trabalhar com as questões que ele errou: "É preciso trabalhar questão por questão para ver o que errou - se é falta de conhecimento, problema do enunciado, questão de tempo, nervoso. Tem que identificar o motivo da questão errada e começar a se aprofundar no problema, ir atrás de orientação do motivo porque errou".


AVISO: Os dados da agenda são fornecidos pelas Universidades. Recomenda-se confirmar as datas nos sites oficiais para prevernir-se de alterações não informadas ao UOL



Fonte: Uol

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias