Atriz Freida Pinto faz campanha pela educação de meninas na Índia

01/12/2014 - 11:01h

Campanha quer aumentar o número de adolescentes indianas que terminam o ensino médio (Foto: Mahesh Kumar A./AP)

Freida Pinto é embaixadora da campanha Girl Rising na Índia (Foto: Altaf Qadri/AP)
Freida Pinto é embaixadora da campanha Girl
Rising na Índia (Foto: Altaf Qadri/AP)

A atriz Freida Pinto, que fez sua estréia no cinema com o filme vencedor do Oscar "Slumdog Millionaire", promove uma campanha de promoção da educação para meninas na Índia chamada Girl Rising, que inclui um documentário com a participação dela e de outras atrizes de Bollywood, entre elas a cantora e ex-miss Mundo Priyanka Chopra. O objetivo da campanha é aumentar a taxa de conclusão do ensino secundário para meninas e reduzir a discriminação de gênero na Índia.

"Chegou o momento em que, em vez de questionar por que devemos educar as meninas, a gente deveria estar se perguntando por que não? Quando sabemos que educar menina pode mudar o mundo, por que esperar? Vamos mudar isso ", disse Freida.

Além do aspecto social, os organizadores da campanha destacam a importância econômica em se promover a educação das meninas na Índia. "Educar as meninas não é apenas essencial para a prosperidade e estabilidade da Índia, mas também representa uma oportunidade econômica sem precedentes", afirma Holly Gordon, diretora da ONG Girl Rising.

"As mulheres são o maior mercado emergente que eu já vi. Elas influenciam 65% do mundo gastos do consumidor e anual, agora estima-se que existam 270 milhões de mulheres e meninas menores de 25 anos na Índia"!, diz Gordon. "Além disso, por não educar as meninas da mesma forma, estima-se que a Índia perde-se o potencial de crescimento econômico de US$ 33 bilhões por ano."

A Índia é também um dos piores lugares no mundo com relação ao trabalho infantil. Mas também é de lá Kailash Satyarthi, que este ano ganhou o prêmio Nobel da Paz, justamente porque luta contra isso e já salvou 80 mil crianças do trabalho forçado.

Meninas fazem refeição na escola na cidade de Hyderabad, na Índia. Programa indiano oferece refeições a 120 milhões de crianças nas escolas. (Foto: AP Photo/Mahesh Kumar A.)
Meninas fazem refeição na escola na cidade de Hyderabad, na Índia (Foto: AP Photo/Mahesh Kumar A.)