IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Aulas online financiam universitários na Turquia

03/07/2014 - 15:01h

Por meio de uma plataforma de aulas particulares, uma organização não-governamental turca encontrou uma maneira de ajudar alunos do ensino fundamental e médio que necessitam de tutoria individual e, ao mesmo, financiar a formação de estudantes Universitários. A inekle.com oferece aulas individuais online de até 20 minutos, que custam US$ 0,11 por minuto (US$ 6 a hora). Os Professores dessas classes são estudantes que recebem bolsas para pagar seus cursos universitários em troca.

Segundo o criador da plataforma e diretor da fundação sem fins-lucrativos que a mantém, a Birebir E"itim Vakf" ou One-to-One Education Foundation, o objetivo central do projeto é prover aulas boas e baratas e também oferecer oportunidade de trabalho autônomo a estudantes universitários.

"Dessa forma, incentivamos estudantes universitários a fazer parte do projeto como professores no lugar de simplesmente oferecer bolsas de estudos para eles", disse Tarik Yildirim.

Além do serviço pago, a One-to-One Education também estabelece parcerias com outras fundações para financiar minutos de aula livres para escolas e alunos de baixa renda. "A Ineke.com não considera os alunos enquanto consumidores, mas o centro do processo", garantiu Yildirim. Segundo ele, a iniciativa é inovadora, por que usa tecnologias simples para causar impacto social.

Os professores da plataforma são selecionados nas melhores Universidades da Turquia. Para serem admitidos, precisam responder extensas fichas e tem suas habilidades, personalidade e grau de comprometimento investigados. Depois, em Entrevista presencial, devem demonstrar seriedade e se comprometem a cumprir as aulas nas horas combinadas. Cada aprovado ganha um tablet como ferramenta de trabalho.

Além disso, segundo Yildirim, o sistema de avaliação ao final de cada seção contribui para completar o ciclo que garante a qualidade das tutorias oferecidas. Sob anonimato, alunos podem emitir comentários livremente. "Isso garante que todos saiam ganhando; sofistica o nível do ensino e acaba filtrando a qualidade dos professores", explicou o fundador da plataforma.

Embora não possam medir com exatidão a presença dos alunos, devido à política de anonimato, pelas atividades registradas na plataforma, estima-se que 150 aulas sejam ministradas por dia. 60% da demanda vem de alunos do ensino fundamental e 40% do ensino médio.

Originalmente, o site oferecia apenas aulas de ciências exatas, como matemática, física e geometria, mas posteriormente surgiu interesse por conteúdos como história, geografia, literatura e inglês.

Reforço

Segundo a avaliação de Tarik Yildirim, mecanismos como a Inekle.com não substituem o ensino tradicional, mas podem ajudar a preencher lacunas. Além disso, ele diz que a plataforma "não é para qualquer pessoa, os alunos típicos". "Nosso site costuma atrair os peculiares, ou 'nerds'. Geralmente, nos procuram os alunos automotivados, afinal, não há o que os prenda ali. Quem não consegue ter foco não se adapta." 

Não por acaso, o nome do site em turco " Inekle " significa vaca, animal que naquele país é um símbolo representativo de quem é obsessivo por aprender.

Mesmo assim, há espaço no site para que os pais participem do progresso dos filhos e acompanhem o desenvolvimento das aulas, e estatísticas do tempo dedicado aos estudos.



Fonte: Uol

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias