Biblioteca Fazendo História levanta o debate sobre a criminalização das drogas

17/11/2014 - 10:13h

Untitled Document

Pioneiro na proibição do uso da maconha, em 1830, o Brasil perpetua até hoje a política proibicionista sem muito sucesso e encara as consequências da chamada guerra às drogas principalmente no campo da segurança pública. A questão das drogas no país e no mundo é o assunto do Biblioteca Fazendo História de novembro, que tem participação do historiador Marcio Andrade e do antropólogo Tiago Coutinho. O evento acontece na terça, dia 18, às 16h no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, com mediação do pesquisador Marcello Scarrone.

O encontro vai abordar diferentes aspectos do tema, desde a construção da noção de “droga” ao longo da história no Brasil e no mundo até a criminalização de algumas dessas substâncias como forma de controle social, além do viés econômico do comércio legal e ilegal.

Quem não puder ir até a Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento, serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas Universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há nove anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

Biblioteca Fazendo História

Tema do debate: Brasil de todas as drogas

Data: 18 de novembro, às 16h

Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional