Biblioteca Fazendo História: Quem paga a conta?

24/06/2014 - 15:18h

Revista de História debate a obsessão do Brasil por grandes eventos

Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 são apenas os mais recentes exemplos da polêmica relação do Brasil com grandes eventos. A experiência, no entanto, se repete desde o início da República: altos gastos e poucos beneficiados. Para debater o assunto, a Revista de História da Biblioteca Nacional, em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa, promove encontro na próxima quinta, dia 26, às 16h, na ABI.

Participam a antropóloga Ana Paula da Silva, autora de “Pelé e o complexo de vira-latas: discurso sobre raça e modernidade no Brasil”, e o historiador Felipe Morelli Machado, autor de Bola na rede e o povo nas ruas! O Brasil na Copa de 1938”. O evento conta com apoio da Editora da UFF.

O objetivo é discutir a tradição que se repete ao sediar esses megaeventos: cidades radicalmente transformadas, muito dinheiro público investido, mas poucas melhorias concretas à população.

Quem não puder ir até a ABI terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas Universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

Biblioteca Fazendo História

Tema do debate: Quem paga a conta? A obsessão da nossa República por grandes eventos

Data: 26 de junho, às 16h

Local: ABI - Associação Brasileira de Imprensa