Cambridge English aposta na segurança para garantir a seriedade de seus exames

27/10/2014 - 06:41h

Rígido processo na escolha dos centros autorizados, instalações adequadas, inspeções globais sem anúncio prévio, fotos tiradas no dia do exame, vigilantes e supervisores treinados e análise estatística de rotina para identificação de eventuais anomalias nos resultados dos testes são recursos utilizados pelo departamento da Universidade para evitar ameaças de fraudes

Sempre preocupado em manter a reputação de seus exames, Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, permanentemente aprimora recursos e explora novas tecnologias para combater a ameaça de fraude. Os rígidos padrões de qualidade e segurança fizeram dos exames Cambridge referência em todo mundo.

Mais do que simplesmente seguir procedimentos tecnologicamente avançados no dia do exame, Cambridge English adota uma abordagem que contempla processos entre os períodos pré e pós-exame.

Ao se candidatar para se tornar um Centro Autorizado para aplicação dos exames, a instituição deve apresentar um plano de negócios, além de assinar um termo de compromisso em que garante que atenderá a uma série de quesitos relacionados à segurança operacional e financeira e à adequação de suas instalações para a realização dos exames com total segurança e armazenamento de materiais altamente confidenciais.  Quando autorizados, os Centros têm de assinar um contrato em que afirmam estarem de acordo com o regulamento. E ainda os Centros podem receber a visita, geralmente sem aviso prévio, de inspetores que fazem parte de um programa global para garantia da qualidade.

Como procedimento de segurança no dia do exame, fotos dos candidatos são tiradas no momento da chegada e confirmação da identidade só é feita por meio de documento de identificação emitido oficialmente pelo governo. Os inspetores verificam se telefones celulares estão recolhidos e se nenhum material de consulta é exibido nas paredes. Além disso, as instalações devem estar adaptadas ao padrão Cambridge English, com mesas espaçadas em, pelo menos, 1,25 metros de distância, medidas com fita métrica pelos inspetores no dia do exame. Durante as sessões do teste, estão presentes vigilantes e supervisores treinados anualmente nos Centros Autorizados.

Todas estas medidas são postas em prática para evitar a fraude, mas a segurança eficaz precisa combinar o visível com o invisível. Antes de as pontuações serem emitidas para os candidatos, implementa-se uma análise estatística de rotina para identificar eventuais anomalias nos resultados dos exames. Pesquisadores especializados procuram identificar os escores anormalmente elevados ou padrões similares em uma ou mais habilidades. Assim, é possível identificar quaisquer suspeitas e realizar as investigações antes que os resultados sejam emitidos. Em muitos casos, os resultados dos candidatos ou Centros sob investigação são colocados em espera até que a análise seja concluída.

De acordo com Juliet Wilson, Diretora Global de Network Services de Cambridge English Language Assessment, não há uma abordagem-padrão. “É importante não ser complacente e estamos bem conscientes de que a medida que as ameaças continuem a evoluir, nenhuma medida fornecerá uma solução definitiva. Por esta razão, devemos estar um passo à frente e estamos constantemente revendo e explorando novas tecnologias para nos ajudar a continuar a combater a ameaça de fraude”, completa.

Toda essa preocupação com qualidade e segurança reflete concretamente na percepção que a marca Cambridge English tem no mercado brasileiro. “Recentemente realizamos um estudo sobre a percepção da marca Cambridge English e as de nossos principais concorrentes em seis países, dentre eles o Brasil. O estudo avaliou as opiniões de estudantes, pais e professores, e foi extremamente gratificante perceber que dentre os valores mais associados à marca Cambridge English estão ExcelênciaPrestígioValor, todos com pontuações acima de 80% e diretamente ligados aos padrões de segurança dos nossos exames”, finaliza Ana Luisa Bartholo, Diretora de Marketing de Cambridge English no Brasil.

Fonte: Cambridge English