Campeão em olimpíadas conquista vaga em engenharia elétrica na UFPI

26/01/2015 - 14:01h

Gabriel Willians avalia que olimpíadas ajudaram em bom resultado (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Medalha de ouro nas olimpíadas nacionais de Astronomia e Robótica, Gabriel Willians Sousa de Andrade, de 17 anos, realizou mais uma conquista nesta segunda-feira (26) ao ser aprovado na primeira chamada do Sistema De Seleção Unificada (Sisu). O jovem foi selecionado no curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campi de Teresina.

Para Gabriel Willians, as competições nacionais contribuiram para o bom resultado. "Estou feliz pela aprovação. Era o curso que já esperava, cheguei a colocar como segunda opção engenharia mecânica por ter afinidade nestas áreas. Participar das olimpíadas me ajudou bastante na prova", contou.

Campeão de olimpíadas mostra medalha de ouro em Robótica (Foto: Gabriel Willians/Arquivo Pessoal)
Campeão de olimpíadas mostra medalha
de ouro em Robótica (Foto: Gabriel Willians)

Como experiência, o jovem revelou ter feito o Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) outras duas vezes para testar os conhecimentos e que sentiu dificuldade em elaborar a redação. "Nesta edição como estava no terceiro ano e fiz valendo, intensifiquei a minha preparação. Cheguei a ficar até tarde da noite estudando", destacou.

Apesar da aprovação, Gabriel disse não ter planejado nenhuma comemoração e vai ficar em casa com os pais. Ele acrescentou estar preparado para ingressar no ensino superior em 2015. O estudante foi um dos 1.191.161 jovens com a idade de 17 anos inscritos no Enem 2014, segundo o Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep).

A matrícula dos candidatos aprovados acontecerá nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.