Candidato inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

16/01/2015 - 17:01h

Hino foi usado para contextualizar texto sobre publicidade infantil no Enem (Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)
Hino foi usado para contextualizar texto sobre publicidade infantil (Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)

Uma homenagem ao time do coração e ao mesmo tempo uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar um hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet já que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante.

Francisco Elias homenageou o Flamengo e testou avaliadores do Enem (Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)
Francisco Elias homenageou o Flamengo e testou
avaliadores do Enem
(Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)

No entanto, Elias não foi o primeiro a usar o hino de um clube de futebol na redação do Enem. Em 2013, um candidato incluiu o hino do Palmeiras no texto. Depois dessa e de outras brincadeiras na avaliação, o Ministério Da Educação prometeu endurecer as regras da redação e anular textos que desviassem propositadamente do tema com deboches.

O próprio Elias se sentiu prejudicado na prova de 2013, um dos motivos que o levaram a usar o hino do Flamengo. "Foi o melhor texto que já fiz. Era sobre bebida alcoólica e trânsito. Acabdei tirando 560 e me senti prejudicado. Fiz a brincadeira neste ano e pensei 'se tirar mais de 500 eu publico o texto'", afirma.

Aprovado em 2013 para o curso de Informática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o estudante afirma ter feito a prova para testar os conhecimentos. Sobre o Flamengo, ele garante a torcida pelo clube e afirma que a história contada na redação é verdadeira.

"Quando o Flamengo ganhou a Copa Mercosul, em 1999, passava um comercial na TV com o hino. Foi a chance de fazer a homenagem também. Teve o que colocou o hino do Palmeiras. O Flamengo tem torcida maior, mais prestígio, com certeza pensei que ia tirar uma nota maior", encerra Elias.