Candidatos enfrentam frio e chuva para fazer prova da Unesp em Bauru

25/05/2014 - 13:01h

Muitos estudantes tiveram que acordar cedo na manhã chuvosa deste domingo (25), na região de Bauru (SP), para concorrer a uma das 420 vagas de Curso De Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A prova na cidade é realizada na Faculdade Instituto Toledo de Ensino (ITE).

Os portões abriram às 13h, mas muita gente chegou antes para garantir a participação no vestibular, já antecipando qualquer imprevisto. Como fez o grupo de jovens que saiu de Piraju (SP), cerca de 150 quilômetros de distância de Bauru.

Os estudantes contam que tiveram que acordar às 6h e enfrentar o frio e a chuva, além da viagem, para chegar a tempo para realizar a prova.

Bárbara Tani de Lima, 17 anos, foi acompanhada do namorado, Luis Paulo Nieri, também de 17 anos. Bárbara diz que vai prestar para a área biológica. "Quero fazer biomedicina". Já Luis quer atuar na área de exatas. "Pretendo trabalhar na área de egenharia aeronática".

Os dois são treineiros e querem aproveitar a experiência da prova testar os conhecimentos. "Acordamos cedo neste domingo, mas vale a pena esse sacrifício. É importante para o nosso futuro".

Outra jovem que chegou junto com a caravana de Piraju, Isabela Lima Paifer, 17 anos, comenta que é experiente no vestibular, mas como treineira. A estudante diz que esta será a terceira vez que participa do Vestibular da Unesp. "Vejo essa prova como parte do estudo. Quando chegar para valer, quero estar 'afiada'", brinca a jovem.

Ao contrário dos treineiros, Joyce Martins Gimenez, de 18 anos, saiu de Borborema (SP) para prestar o vestibular valendo vaga. E não é uma vaga qualquer. Joyce quer cursar engenharia civil, em Ilha Solteira (SP), o curso mais concorrido da Unesp. "É o primeiro ano que estou tentando, mas estou preparada, fiz até cursinho."

Depois uma hora e vinte minutos de viagem, Joyce chegou acompanhada da mãe e da irmã pequena. Neide, a mãe, dá todo apoio para a filha e diz que vale a pena enfrentar a chuva e o frio. "A gente tem que acompanhar. Ela é um 'bebê'. Não pode ficar andando sozinha", brinca a mãe.

O portão da escola fecha às 14h para início da prova da primeira fase do vestibular de meio de ano da Unesp.

Sobre a prova
A prova terá 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões para linguagens e códigos, 30 de ciências humanas, e mais 30 de ciências da natureza e matemática. A duração da prova é de 4h30. O gabarito oficial será divulgado na noite deste domingo.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 9 de junho. A segunda fase, com redação e 36 questões dissertativas, será aplicada nos dias 21 e 22 de junho, nas mesmas cidades onde é realizada a primeira fase. O resultado final será divulgado em 15 de julho.

São oferecidas vagas em cursos das áreas de exatas e biológicas, todas para ingresso em agosto. Os cursos oferecidos são agronomia (Ilha Solteira e Registro), zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as engenharias ambiental (Sorocaba), civil (Ilha Solteira), de controle e automação (Sorocaba), de produção (Bauru), elétrica (Ilha Solteira) e mecânica (Ilha Solteira).