COCA-COLA BRASIL E FGV FECHAM PARCERIA DE COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA

14/05/2015 - 07:57h

Untitled Document

Alunos terão contato com experiências reais da empresa para desenvolver soluções

Estudantes dos Cursos De Graduação em Administração e Economia da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE), no Rio de Janeiro, terão a oportunidade de vivenciar experiências reais do mundo corporativo e desenvolver projetos para a Coca-Cola Brasil. Um convênio de cooperação estratégica e de capacitação profissional, sob a tutoria de gestores da empresa e da faculdade, vai permitir o aperfeiçoamento de habilidades dos alunos e, ao mesmo tempo, trazer valor para as operações da Coca-Cola Brasil.

A parceria será executada sob o formato de uma disciplina eletiva. O primeiro ciclo, com 12 estudantes selecionados, começa este mês e vai durar um semestre letivo, durante o qual eles poderão exercitar a capacidade de análise e resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, linguagem corporativa e pensamento crítico – além de ganhar um diferencial para o início de suas vidas profissionais.

Os campos de atuação foram cuidadosamente analisados para que houvesse o máximo de sinergia entre a academia e a empresa. Assim, os trabalhos estão relacionados a temas relevantes para a área de operações da Coca-Cola Brasil e vinculados às linhas de pesquisa e à grade curricular da instituição de ensino. O perfil dos alunos participantes também foi avaliado conforme o escopo dos trabalhos.

Os alunos serão, efetivamente, líderes dos projetos, o que inclui alinhar integralmente o escopo do trabalho com a Coca-Cola Brasil e FGV/EBAPE, desenvolver cronograma e apontar desvios e ações de correção, em uma vivência real corporativa. A empresa irá fornecer todas as informações necessárias, mas os alunos serão estimulados a buscar dados complementares no mercado e em pesquisas. Ao final do trabalho, os estudantes deverão apresentar, de forma prática e funcional, os produtos finais a cada um dos gestores.

“É com muita satisfação que estamos fechando essa parceria com a FGV. Acreditamos no estreitamento da relação da iniciativa privada com a academia como um dos fatores-chave para acelerar a formação e capacitação da nova geração de talentos brasileiros. Para isso, estamos buscando caminhos inovadores e que tragam benefícios a todos, simultaneamente. Nessa parceria com a Fundação, os alunos terão a oportunidade de conhecer problemas reais e gerenciar projetos de aperfeiçoamento das nossas operações, não no papel de estagiários ou trainees, mas sim como uma cadeira eletiva na grade curricular, que fará parte de seus currículos. Queremos que essa experiência seja um diferencial no amadurecimento profissional dos estudantes, assim como esperamos poder aprender com eles”, afirma João Marcelo Ramires, Vice-Presidente de Operações da Coca-Cola Brasil.

“Esta parceria vem ao encontro de uma das reivindicações dos nossos estudantes e do Mercado De Trabalho. Cada vez mais, o ensino da administração precisa aliar a boa teoria aos desafios da prática da gestão. Trabalhar com organizações de ponta, como a Coca-Cola, tirando partido da experiência dos seus executivos e das suas melhores práticas certamente ajudará muito a aprendizagem e o desenvolvimento futuro da carreira dos nossos estudantes”, diz o Prof. Álvaro Cyrino, vice-diretor da EBAPE.

As atividades serão desenvolvidas sob a coordenação de representantes das duas instituições: Moises Fernandes, pela Coca-Cola Brasil, eHenrique Heidtmann Neto, da FGV/Ebape.

Fonte: insightnet.com.br