Com dívidas, faculdade particular em Osasco anuncia o fim das atividades

13/08/2015 - 19:01h

Faculdade em Osasco fecha com dívida de mais de 70 milhões de reais (Foto: Fito/Divulgação)
Faculdade em Osasco fecha com dívida de mais de R$ 70 milhões (Foto: Fito/Divulgação)

A Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FAC-FITO) está prestes a fechar as portas. Com uma dívida que somava R$ 77 milhões em 2013 e apenas 140 alunos, as aulas serão suspensas assim que outras instituições da região aceitem a transferência dos estudantes. A FAC-Fito foi fundada em 1968.

O Conselho Direitor da fundação vai publicar no Diário Oficial de Osasco, nesta sexta-feira (14), um chamamento público para transferência, para estabelecer parcerias com outras Faculdades e remanejar os estudantes. A organização garantiu que as aulas serão dadas normalmente até que todos sejam realocados.

A notícia foi dada aos estudantes nesta quarta-feira (13). Segundo Renan Correa de Moraes, que estuda engenharia elétrica, uma das preocupações é eles sejam transferidos para instituições de pior qualidade. “Nosso medo é que essa faculdade de transferência não mantenha o mesmo nível de estudo. Também pode atrasar o curso em seis meses ou um até ano por causa da diferença de grade de disciplinas”, disse.

No primeiro semestre de 2015, a FAC-FITO não chegou a abrir novas turmas, devido à baixa procura no Vestibular.

Para o Conselho, uma das grandes desvantagens da instituição no mercado é que a situação econômica não permite que a faculdade ofereça programas ligados ao Governo Federal como Fies, Prouni e Pronatec. Segundo a assessoria da Fito, “a Fundação tem dívidas que foram geradas ao longo de outras gestões que impedem a Faculdade buscar financiamentos”.

A dívida de R$ 77 milhões não foi corrigida nem atualizada desde 2013, mas, segundo a FAC-Fito, manter a faculdade aberta  considerando a situação econômica da instituição, geraria um déficit anual de R$ 1,7 milhões.