Como escolher uma Faculdade a Distância

13/11/2013 - 06:12h

Escolhendo sua universidade a distância

Escolher sua Faculdade a distância  não é tarefa fácil e antes de optar por uma ou outra, é bom lembrarmos de uma série de fatores fundamentais para a escolha da instituição onde passaremos alguns anos de nossa vida. Veja o que você deve saber, o que perguntar e qual os passos que deve tomar antes de escolher a sua futura faculdade online.

Hoje em dia os cursos online possuem uma estrutura didática tão boa quanto os cursos presenciais. Profissionais formados em cursos online possuem um desempenho igual a qualquer profissional que optou por assistir às aulas na própria faculdade. Isso se deve em grande parte ao rápido crescimento tecnológico que permite que o estudante possua o mesmo, ou às vezes mais, conteúdo e qualidade de estudo online do que presencialmente.

Escolher bem é o primeiro passo para uma boa formação. Cada faculdade possui um método de ensino e cada uma possui o seu prestígio e características. Nem todas possuem o mesmo preço, claro. Até mesmo por que, muitas vezes o barato sai caro; porém, o valor da mensalidade não influi necessariamente na qualidade de ensino. A sua faculdade irá influenciar muito seu  sucesso profissional. Por isso, você tem que prestar atenção nesses pontos:

A Reputação da Faculdade: é bom para levar em consideração a história da faculdade, isto envolve vários fatores como o desempenho da instituição nos provões, a porcentagem de estudantes formados na instituição que ingressaram no Mercado De Trabalho em suas áreas, o que apóia a instituição (ela pode ser financiada por alguma entidade religiosa ou política), quais os cursos que ela possui, e se a faculdade tem parceria com algumas empresas. A avaliação desses dados são fundamentais antes da escolha da instituição onde você pretende estudar e lhe ajudarão a identificar se o perfil da faculdade combina com o seu perfil e suas expectativas.

Visite a escola: embora o curso seja online e você consegue obter muitas informações através do sites da universidade, não deixe que apenas o que você vê online influa em sua escolha. Faça uma lista das Faculdades de seu interesse e faça uma visita a cada uma delas. Confira  estrutura prestada aos alunos, converse com alunos da faculdade, mais especificamente do curso que você deseja fazer e veja quais ferramentas de apoio ela oferece.

O curso: Quando você escolhe um curso,  você já tem em mente uma idéia de como gostaria que fosse esse curso (mais aulas teóricas, mais trabalhos, possua estágio, enfoque mais em uma específica área). Portanto, antes de escolher a faculdade procure saber qual curso de qual faculdade mais se identifica com você. Mais uma vez, entrar em contato com outros estudantes, muitas vezes através de fóruns e comunidades online pode ser de grande ajuda.

Custo da Faculdade: Evidentemente todos os cursos não possuem o mesmo preço, nem todas as faculdades cobram o mesmo valor pelo mesmo curso (engenharia, direito, publicidade, etc.) Lembre-se que um curso ser mais caro que outro não significa que ele é melhor. Por isto não deixe que o preço seja o fator determinate para a escolha de sua faculdade. Mesmo que um curso seja barato, procure saber se ele não possui muitos custos extras como livros, aulas extras, material didático, entre outros.

Se depois de muito pesquisar você encontrar a faculdade "perfeita" para você, mas não tiver condições de arcar com a mensalidade do curso, não desanime. Hoje existem diversas opções para estudantes que não conseguem arcar com os custos de uma universidade, você pode arrumar um Emprego durante a faculdade ou conseguir um financiamento junto ao Fies. Além disso não se esqueça das faculdades públicas. Muitas delas agora possuem faculdade a distância.

Os Professores: é importante que você procure saber quais serão seus professores antes de escolher : Se eles possuem uma boa formação, qual a média de professores com mestrado ou doutorado, qual a história profissional e acadêmica dos professores,  se trabalham ou já trabalharam na área, se são bem conceituados, etc. Procure examinar o currículo dos professores e se possível assista algumas aulas.

Trabalham com Prouni: É importante saber se sua faculdade trabalha com bolsas do Prouni e qual o procedimento para consegui-la. Mesmo que você possua condições de pagar a faculdade, pode ter dificuldades futuramente e uma bolsa de estudos, mesmo que parcial, lhe será de grande ajuda.

Depois de avaliar todos estes fatores veja qual faculdade a distância mais se identifica com você.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: Mundo Vestibular