IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Competidores pedalam em meio à natureza do Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO

30/09/2014 - 09:35h

No último fim de semana o ponto de encontro dos amantes do pedal foi o Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no bairro da Prata, em Teresópolis. O espaço de cerca de um milhão de metros quadrados de muita área verde e Mata Atlântica sediou o I Extralight Racing Fest – modalidade de Ciclismo Cross Country Olímpico que em sua primeira edição atraiu competidores de todas as idades e regiões do estado do Rio de Janeiro. 

Organizado pela Associação de Ciclistas de Teresópolis (ACIT), a prova foi válida pelo ranking estadual da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e recebeu mais de cem inscrições de atletas, nas categorias elite masculino e feminino, juvenil, infanto-juvenil, júnior (17 a 18 anos), sub-23, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60 e over 60. Os vencedores contaram com premiação em dinheiro de R$ 5 mil divididos entre as categorias, além de medalhas para os cinco primeiros colocados e para as crianças, e brindes. “Tivemos uma receptividade muito boa do UNIFESO, através do Projeto Abre Portas, que abraçou a causa conosco. Sem esta estrutura não haveria como promover um evento tão bacana e já pensamos em um próximo para o início do ano que vem,” avaliou o organizador do evento Marcos Valinhos. 

Segundo o Professor Antonio Vasconcellos, coordenador do Projeto UNIFESO Abre Portas, a Instituição vem buscando divulgar o Campus Quinta do Paraíso. “O Abre Portas está vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, que incentiva a utilização do espaço do campus para atividades que proporcionem à população qualidade de vida, e pretende apoiar cada vez mais eventos como este. Contamos com esta área voltada tanto para os estudos e a convivência dos acadêmicos como para a comunidade em geral, e esta iniciativa foi de grande importância para o UNIFESO por receber muitas pessoas da cidade e de fora, incentivando a prática de esportes ao mesmo tempo em que chamou a atenção quanto ao cuidado com o meio ambiente”, destacou o professor. 

No sábado, 27, a organização entregou os kits e disponibilizou a pista para treinos. No domingo, 28, foram realizadas as provas no circuito de cerca de 4,5 quilômetros. Os atletas encararam subidas fortes e descidas radicais, dificuldades técnicas como raízes, troncos, pedras, valas, pontes, faixa única e diferentes desafios de curvas e saltos; tudo isso com muito ar fresco, belezas naturais, frutas e bebidas (água, sucos e energéticas) à vontade. O campeão da categoria elite, o atleta Caio Cezar Cordeiro, ressaltou que Teresópolis é uma cidade referência para os atletas de mountain bike por suas riquezas naturais e aprovou o novo espaço. “Tivemos trechos bem técnicos e outros com velocidade, gostei muito deste circuito que estreou em alto estilo”, parabenizou o competidor. 

Num clima descontraído e familiar, as crianças também tiveram a sua largada. A organização preparou um circuito bem mais leve, montado para os pequenos com o intuito de estimular os futuros atletas desde cedo. Cauã, de quatro anos, enquanto assistia o pai e o tio se aquecerem para a prova também praticava o esporte com sua bicicleta ainda sem pedal. “Meu marido e meu irmão vieram participar e estão maravilhados com a pista, e para a cidade é muito importante um evento deste tipo, que reúne toda a família”, observou a mãe de Cauã, a esteticista Michele Gomes.


Fonte: Unifeso

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias