Conceito físico da 'força elástica' está presente nos exercícios de pilates

10/09/2014 - 09:01h

Professor Beraldo Neto ensinou física na aula de pilates (Foto: Reprodução / TV Globo)

Força, flexibilidade e resistência são características essenciais para um aluno de pilates, uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Neste universo, também pode ser ensinada a força elástica, como fez o professor Beraldo Neto na reportagem de física do Projeto Educação, nesta quarta-feira (10).

Os exercícios de pilates fazem uma interação entre corpo e mente. A modalidade foi criada em 1920, pelo alemão Joseph Pilates. No Brasil, se popularizou bem mais recentemente, mas já é sinônimo de qualidade de vida. A cozinheira Andreia Rodrigues pratica o exercício há três meses, duas vezes por semana, e já sente os benefícios. No primeiro dia, foi terrível, doía tudo. Mas depois não dói mais. Até a minha pressão melhorou, comentou.

Pilates usa molas para dar força e resistência aos alunos (Foto: Reprodução / TV Globo)
Pilates usa molas para desenvolver força e resistência dos
alunos (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em um estúdio de treinamento, os alunos utilizam vários equipamentos para executar os movimentos. No pilates contemporâneo, as máquinas essenciais são quatro, e três delas trabalham com o sistema de molas.

Elas trabalham o contexto geral, é sempre o corpo inteiro. Você exerce uma força, e a força elástica é proporcional à deformação que você provoca na mola. Quanto maior a força que você exerce na mola, maior é a deformação da mola. Como a força elástica é uma força de restituição, exerço uma força para deformar e a força de restituição elástica puxa o braço de volta. Então você exerce força quando você puxa e exerce força de volta, ensina o professor Beraldo Neto.

Muitas vezes, quando se usa a força para esticar uma mola, a impressão é que ela nem saiu do lugar. Isso depende da constante elástica " quanto menor ela for, mais a mola é deformada. Se elas tivessem a mesma constante elástica, iriam ter a mesma deformação. Como elas têm constância elástica diferente, vai ficar bem visível que uma mola vai deformar diferentemente da outra, destacou o professor.

Outra diferença é que, quanto mais molas forem associadas em paralelo, maior a constante elástica. Como consequência disso, vai ficar mais difícil de puxar.

O equipamento chamado de reformer ajuda o aluno de pilates a ter mais equilíbrio, flexibilidade, resistência e força. Ele tem uma espécie carrinho preso por um sistema de molas. Quanto mais molas estiverem presas ao carrinho, mais difícil fica para puxar. Toda vez que você tiver uma mola e você deformar essa mola, você tem armazenado a energia potencial elástica. Para isso, você teve uma força realizando um deslocamento; em outras palavras, você realizou trabalho, finalizou Beraldo.