Confira 6 cursos gratuitos da USP na internet

09/01/2015 - 09:07h

Confira 6 cursos gratuitos da USP na internet

Aulas são ministrados por Professores da universidade, como Clóvis de Barros Filho; ao final do curso, alunos recebem certificado

Cursos on-line da USP são gratuitos e oferecidos na internet. Qualquer pessoa pode participar (Thinkstock/VEJA)

Estudar na Universidade de São Paulo (USP) é o desejo de muitos estudantes e profissionais. Quando o concorrido processo seletivo da Fuvest ou a distância impedem as aulas presenciais, os interessados podem optar pelos cursos on-line oferecidos pela instituição. Atualmente são 27 opções de curso, todos veiculados no site Veduca.

As aulas podem ser acessadas a qualquer momento e o tempo de duração varia de acordo com o curso escolhido. Entre os programas oferecidos, 19 são gratuitos, mas apenas seis oferecem certificado de conclusão ao participante. O certificado é fornecido após a realização de uma prova final, que pode ser presencial ou on-line, dependendo do curso.

Leia também:
Plataforma de EAD de Harvard e MIT se associa ao Google
'Ensino a distância é parceiro da educação'
Cinco cursos de inglês online que oferecem aulas ao vivo

De acordo com um levantamento feito pelo Veduca, as aulas da modalidade MOOC (sigla para Massive Open Online Course) mais procuradas são 'probabilidade e estatística', 'ciência política' e 'física básica'.

Além da USP, o portal também disponibiliza cursos gratuitos ministrados por professores das melhores instituições de ensino do mundo, como as Universidades americanas Harvard, Stanford, Yale e Berkeley, e as brasileiras Unicamp, Unesp e UnB. Confira na lista a seguir os seis cursos gratuitos da USP que oferecem certificado aos participantes.

Seis cursos gratuitos oferecidos pela USP na internet

Probabilidade e Estatística

O curso foi o primeiro da USP a ser oferecido na modalidade on-line e é também e o programa mais procurado do portal Veduca. As aulas são ministradas pelos professores Melvin Cymbalista e André Leme Fleury. São 19 aulas que contemplam os conhecimentos básicos do tema. As lições são subdivididas em dez partes. Ao final de cada etapa o participante deve responder a um quiz para testar os conhecimentos adquiridos. A duração total do curso é de 60 horas.

Ao final do curso, o participante deverá realizar uma prova presencial. A data e o local de realização da prova pode ser agendada pelo participante de acordo com sua disponibilidade. Clique aqui para acessar o curso.

Ciência Política

As aulas deste curso são ministradas pelo Professor Clóvis de Barros Filho. As nove aulas abrangem temas relacionados a filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros. Além de assistir aos vídeos, o participante pode consultar indicações de leitura disponibilizados pelo professor. A duração total do programa é de 60 horas.

Física Básica

A estrutura do curso compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente. São 25 aulas, todas ministradas pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato.

Ao final de cada módulo, o participante precisa responder a quizzes on-line. Para receber o certificado é necessário fazer uma prova final, também pela internet. O documento, contudo, só é fornecido para aqueles que acertarem mais de 75% da prova. Clique aqui para acessar o curso.

Fundamentos de Administração

O curso é ministrado pelo professor Hélio Janny Teixeira, da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) e tem 17 aulas. Ao longo do programa, o participante vai analisar diferentes teorias e práticas que embasam o processo administrativo. As lições contemplam ainda a história do pensamento administrativo e as principais características de uma gestão no contexto contemporâneo. A duração total do curso é de 60 horas.

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo é a parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria. As aulas explicam a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo e trazem exemplos baseados em situações cotidianas. São 20 aulas ministradas pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato. A duração total do curso é de 60 horas.

Ética

O curso discute as definições do termo 'ética' segundo análises feitas por grandes pensadores, como Kant e Nietzsche. Ao longo das aulas, o participante também receberá textos de apoio que serão usados para a resolução de quizzes e também para a prova final. São 13 aulas ministradas pelo professor Clóvis de Barros Filho, que totalizam 60 horas de curso.

Fonte: veja.abril.com.br