Conheça os 3 critérios usados para a correção da prova de redação da Fuvest

29/11/2013 - 09:30h

O GUIA DO ESTUDANTE conversou com Maria Thereza Rocco, responsável pela formulação da prova de redação da Fuvest, para entender os critérios usados na hora de avaliar o texto dos candidatos.

Veja um trecho do que ela contou (a íntegra da Entrevista está no Guia do Estudante Redação 2013, que você pode encontrar nas bancas e aqui):

“Na correção, três aspectos são avaliados: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão.

Em relação ao tipo de texto e abordagem, verificamos se o texto se configura como uma dissertação e se atende ao tema proposto. Pressupõe-se que o candidato demonstre a habilidade de compreender a proposta da redação e, quando esta contiver uma coletânea, que ele se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente os trechos que a integram. No que diz respeito ao desenvolvimento, verificamos, além da efetiva progressão temática, também a capacidade crítico-argumentativa revelada.

Em relação à estrutura, avaliamos, conjuntamente, os aspectos da coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência de ideias. O grau de coerência reflete a capacidade do candidato para relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto.

Quanto à expressão, avaliamos o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das ideias. Examinamos aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão os argumentos selecionados para defender o ponto de vista adotado e que demonstre capacidade de escolher e utilizar expressivamente o vocabulário, evitando o uso abusivo de clichês ou frases feitas.”

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br