Controle emocional é parte da receita para vencer na prova de Eletricidade Industrial

13/08/2015 - 09:01h

Conhecimento técnico, concentração, resistência física, muita garra e, não menos importante, controle emocional. São estes os ingredientes para se conquistar o pódio na opinião de Lucas Antônio Rodrigues, que participa da  WorldSkills São Paulo 2015, na prova de Eletricidade Industrial.

ws15_lucaseletricidade (Foto: Paulo Amêndola)
Lucas acredtia que tem chances de medalha.

O estudante de 20 anos, que cursa  Eletricidade Predial e Industrial no SENAI em Pará de Minas (MG)  precisou passar por sete competições: escolar, pré-seletiva, estadual, um desempate de Minas Gerais para a, nacional e duas seletivas para a mundial, sendo o vencedor em todas elas. “Demorou para cair a ficha. É, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma honra”, declarou.

Durante a preparação, treinou, em média, 10 horas por dia, e contou com a ajuda de equipamentos Siemens de alta tecnologia que, para ele, foram um diferencial na sua formação.

Confiante no seu taco, acredita em conquistar medalha, apesar de saber da forte concorrência dos coreanos, suíços, japoneses e principalmente dos suecos, campeões desta prova da última WorldSkills, disputada na Alemanha.

A competição de Eletricidade Industrial é realizada em quatro módulos até o próximo sábado (15). No primeiro, os participantes devem montar uma planta industrial, em uma parede, seguindo processos pré-estabelecidos, fazendo desde a parte estrutural e elétrica até o cabeamento. “Foram 16 horas de montagem no primeiro dia”, lembra Lucas.

Numa segunda fase, os competidores têm fazer a programação de uma planta do sistema, específica para uso industrial. Neste processo, são mais quatro horas de trabalho. No terceiro módulo, eles devem montar um circuito elétrico em uma hora e no último, os avaliadores “instalam” cinco defeitos em um sistema, e o participante precisa descobri-los. Esta prova também é realizada em uma hora.