Delegação brasileira se concentra para WorldSkills no mesmo hotel em São Paulo

27/07/2015 - 11:01h

Jovens estudantes de 14 estados brasileiros, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), chegarão a São Paulo, no dia 6 de agosto, para a maior competição mundial de educação profissional, a WorldSkills Competition. São 56 jovens disputando o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços na WorldSkills São Paulo 2015.

Alguns alunos virão de longe como os competidores de Mossoró (RN), de Fortaleza (CE) e de Manaus (AM), mas a delegação do Brasil ficará concentrada, unida e realizando trabalhos motivacionais e comportamentais, em um hotel perto do Anhembi Parque, onde a competição será realizada entre os dias 11 e 16 de agosto. As delegações dos países participantes chegarão no dia 8 de agosto e 90% delas estarão hospedada no mesmo hotel que os brasileiros.

Segundo Marcelo Mendonça, líder de equipe da delegação brasileira para a WorldSkills São Paulo 2015, a concentração nos dias que antecedem as disputas é fundamental para os trabalhos motivacionais com os competidores, reuniões de alinhamento e de procedimentos comportamentais. “Além disso, todos estarão reunidos diariamente na entrada principal dos competidores aguardando a abertura dos portões, momento de declamar o grito de guerra da equipe”, explica Mendonça.

Desde o início da história da WorldSkills Competition, a deste ano, que é a 43ª edição, receberá o maior número de competidores, 1.230 no total, vindos de 63 países e regiões de cinco continentes. Há estudantes vindos de países como Casaquistão, Letônia, Marrocos, Vietnã. As maiores delegações são: Brasil, com 56 jovens; França e Japão, com 45 alunos cada; e, Reino Unido, China Taipei e Alemanha, com 41 competidores cada.

A delegação brasileira dessa edição é a maior de todas as 16 participações do Brasil na competição mundial de profissões. Desde 1983 a equipe brasileira já acumulou 68 medalhas, 111 certificados de excelência e conquistou o 2º lugar no ranking dos países nas edições de 2007 e de 2011. Nas disputas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia das profissões e vencem aqueles que executarem o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade.