Enem Unip
Ser Universitario
 
STONE

'É um conhecimento diferente', afirma indígena no 1º dia de pós na UFSCar

17/03/2015 - 16:01h

Esta terça-feira (17) foi histórica para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o primeiro dia de aulas de Lennon Ferreira Corezomaé - 1º indígena a ingressar no mestrado na instituição - no programa de pós. Lennon pertence a uma aldeia na região Centro-Oeste do Mato Grosso, onde vive o povo Umutina, e veio para o Estado de São Paulo apostando nos benefícios que a troca de experiências poderia proporcionar.

Lennon Corezomaé será o primeiro indígena a cursar mestrado na UFSCar (Foto: Lidiane Volpi/UFSCar)
Lennon Corezomaé é o primeiro indígena a cursar
mestrado na UFSCar (Foto: Lidiane Volpi/UFSCar)

"É um conhecimento diferente que eu acho que somado com o nosso é muito valoroso", explicou o estudante. "Tem sido bastante importante essa convivência, para nós da universidade e as pessoas não indígenas e acredito que também para os indígenas que têm aí esse Intercâmbio de experiências. É sempre gratificante", completou o colega Maurício Mendes Belmonte.

Lennon se formou em educação física na UFSCar e agora inicia uma nova etapa, com foco nas pesquisas em educação. Ele quer avaliar a importância da escola indígena para manter viva a própria tradição.

O estudo deve ajudar na grade curricular das escolas regulares e, segundo o Professor Universitário Luiz Gonçalves, é bem-vindo por contribuir com a legislação que vigora desde 2008, que trata da cultura e da história indígenas, e ainda é pouco conhecida.

"A partir da minha formação, pretendo trabalhar como professor ou, não sei, na secretaria da Educação, mas em coisas mais amplas, que abranjam a educação indígena como um todo", explicou Lennon.

Lennon agora inicia uma nova etapa em sua carreira acadêmica (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Lennon agora inicia uma nova etapa em sua carreira acadêmica (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)


Fonte: G1

Visa dia dos Pais

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias