Educação de Jovens e Adultos em Sorocaba e Jundiaí abre inscrições

23/11/2015 - 06:01h

Estão abertas as inscrições para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) on-line de ensino médio gratuito a distância do Centro Paula Souza, em Sorocaba e região. A iniciativa é  inédita e promete ser uma alternativa prática para quem pretende fazer um curso técnico ou ingressar no ensino superior obter a sua certificação de nível médio.

A versão on-line do supletivo tem duração de três semestres, com material didático das aulas composto por vídeos e Apostilas à disposição do aluno via internet. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem duas vezes por semestre.

O curso é uma oportunidade para quem precisou deixar os estudos e deseja retomar sua formação para buscar melhores posições no mercado. Além de contribuir para a democratização do acesso ao ensino médio, a iniciativa pretende incentivar o estudante a ingressar no ensino profissional.

Como se matricular
O interessado deve acessar o site, clicar no link EAD e escolher a opção Ensino Médio - EJA. Ao acessar a página, deverá imprimir o formulário e enviá-lo preenchido pelos correios, ou entregar pessoalmente, junto com cópias autenticadas dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino fundamental, RG, CPF e comprovante de residência no Estado de São Paulo. A documentação deverá ser encaminhada para o grupo de estudo de educação a distância do Centro Paula Souza: Praça Coronel Fernando Prestes, 74, CEP 01124-060, São Paulo.

Após verificação dos documentos, o aluno receberá a confirmação de sua matrícula por e-mail com login e senha para acesso ao sistema. Cada uma das três séries do curso é composta por sete ou oito disciplinas. Para avançar de série, o estudante deverá se inscrever pessoalmente para as provas presenciais em uma das três Etecs polo. A taxa de inscrição para o exame é de R$ 10 por disciplina.

O aluno poderá se inscrever no máximo em até quatro componentes por vez. As avaliações ocorrerão nos meses de abril, junho, setembro e novembro. A primeira avaliação será em abril de 2016 e certificará somente a primeira série. Os módulos seguintes entrarão gradativamente nos próximos exames. Ao obter aprovação final na terceira série, o estudante recebe o certificado de conclusão do ensino médio.

Etec Fernando Prestes, em Sorocaba, SP (Foto: Moisés Soares/ TV TEM)
Etec Fernando Prestes tem inscrições abertas no EJA (Foto: Moisés Soares/ TV TEM)