Encontro estadual reúne pesquisadores de História na UFRB

17/09/2014 - 15:55h

30 de setembro a 03 de outubro de 2014

Kabengele Munanga e Sidney Chalhoub estão confirmados na programação

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sedia, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, o VII Encontro Estadual de História. O evento tem como tema central os “Diálogos da História”, buscando refletir sobre seu caráter multidisciplinar e papel educativo e formativo na sociedade.

A programação conta com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e lançamento de livros.  O historiador Sidney Chalhoub é o conferencista da abertura que tem como tema “História e Literatura”. Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), seu livro Cidade febril recebeu o prêmio Jabuti de ensaio em 1997.

Outro destaque também é a conferência de encerramento com Kabengele Munanga sobre a importância da História da África e do negro no Brasil atual. Professor titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é considerado uma das principais referências do pensamento anti-racista no Brasil. Munanga está confirmado também como professor visitante da UFRB.

O evento propõe construir pontes entre o conhecimento histórico com outras disciplinas acadêmicas e com as próprias experiências e condições do tempo presente. Cinema, educação, estudos de gênero, movimentos sociais, acervos e memória são alguns dos temas que fazem parte das discussões. O evento é uma realização da UFRB e da Seção Estadual da Associação Nacional de História na Bahia (ANPUH). O encontro é realizado desde 2002 e afirma-se como o maior evento da área de História no Estado.

Lançamento EDUFRB

Entre as publicações que serão lançadas no evento está o livro: Da catequese à civilização: colonização e povos indígenas na Bahia, publicado pela Editora da UFRB, de autoria do professor do curso de História, Fabricio Lyrio. O livro tem como tema o embate entre o modelo "jesuítico" de catequese dos povos indígenas da América e o modelo pombalino de "civilização", palavra que expressava a imagem que os europeus tinham de si mesmos e tentavam impor aos demais povos do mundo.

O evento acontece nas cidades de Cachoeira e São Felix, reconhecidas como cenário de capítulos decisivos da história brasileira, a exemplo das lutas pela independência. O campus da UFRB em Cachoeira possui o Curso De Graduação em Licenciatura em História, a Especialização em História da África, da Cultura Afro-brasileira e Africana, e o Mestrado Profissional em História da África, Diáspora e Povos Indígenas.

Confira a programação completa e outras informações em: www.encontro2014.bahia.anpuh.org

Fonte: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia