'Enem americano' anuncia mudanças e divulga novo modelo de questões

16/04/2014 - 19:01h

O SAT, exame de admissão para as Universidades dos Estados Unidos, vai mudar. Os organizadores da prova -- que é uma espécie de Enem americano " afirmam que o novo modelo, a ser implantado em 2016, vai exigir dos alunos maior capacidade de análise e entendimento dos textos. O teste também incluirá mais questões com aplicação direta no mundo real.

Nesta quarta-feira (16), o College Board, responsável pela prova, divulgou uma amostra das questões da nova versão (veja no final desta reportagem).

Segundo a instituição, todos os testes terão alguma menção aos documentos fundadores dos EUA, como a Declaração de Independência. A redação se tornará opcional e vai exigir que os estudantes leiam um texto e expliquem como o autor construiu um argumento.

Outras mudanças incluem oferecer uma versão computadorizada da prova, não tirar mais pontos por cada resposta errada e restringir o uso de calculadora apenas a partes específicas do exame.

Além disso, palavras obscuras do vocabulário devem ser substituídas por outras que são usadas mais frequentemente nas salas de aula e nos ambientes de trabalho, e a prova de matemática se concentrará em tópicos que sejam importantes para o sucesso na universidade e na carreira.

Questões
Um dos exemplos de questões divulgadas pelo College Board pede que os estudantes calculem quanto custaria uma viagem dos EUA para a Índia convertendo dólares para rúpias.

Outra questão exige que os estudantes utilizem o resultado de uma pesquisa eleitoral para responder a questões.

O órgão afirmou, porém, que a nova versão ainda está em fase de rascunho e que pode sofrer mudanças. "Nosso objetivo é que cada estudante que fizer o teste seja bem informado e saiba exatamente o que esperar no dia da prova, disseram, em uma declaração postada na internet, o presidente do College Board, David Coleman, e outra diretora do órgão, Cynthia Schmeiser.

O SAT (sigla para Scholastic Aptitude Test) já foi predominante como sistema de admissão, mas foi superado em popularidade pelo ACT (American College Testing), que também é utilizado. Nesse outro exame, a redação já é opcional, e versões computadorizadas já estão em fase de teste com 4 mil estudantes.

Veja modelo de questão que fará parte do novo SAT (Foto: AP)