Enem não será o 'exame nacional da educação machista', diz ministro

27/10/2015 - 19:01h

Minsitro Aloizio Mercadante se reuniu com governador da Bahia nesta terça (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, rebateu mais uma vez, na tarde desta terça-feira (27), acusações feitas por parlamentares sobre o conteúdo aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após as provas, os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) usaram as redes sociais para acusar o Enem de doutrinação.

"Eu não consigo entender porque algumas pessoas criticaram que o Brasil discuta isso. Eu até vi alguns parlamentares, eu respeito eles, dizendo que o Enem não pode ser o exame nacional da educação marxista. Não é e não será. Mas pode ter certeza que não será o exame nacional da educação machista. Nós queremos superar isso", afirmou Mercadante, durante encontro com o governador da Bahia, Rui Costa, em Salvador.

Gabarito, correção e números.

No domingo, Mercadante já havia respondido às acusações dos deputados , que reclamaram de uma questão da prova de ciências humanas, que abordou a célebre frase "Não se nasce mulher, torna-se mulher", da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir. Segundo o ministro, a escritora e filósofa teve "grande contribuição" sobre a condição da mulher na sociedade. Ele lembrou que, no passado, as mulheres não podiam votar e eram consideradas incapazes, sem direitos.

"Esse é o contexto do debate. Pessoas podem divergir. Na Educação, tem de estar aberto a discutir, a aceitar", declarou. Acrescentou que não teve acesso às questões antes da prova, por conta do sigilo imposto.

Encontro na Bahia
O ministro Aloizio Mercadante esteve no Centro Administrativo da Bahia, na tarde desta terça-feira, para um encontro com  os secretários da Educação dos estados do Nordeste. Na ocasião, falou sobre a elaboração de um programa específico para a região, que deve integrar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

"Identificamos [nacionalmente] que 22% das crianças não aprendem a ler a escrever até os 8 anos de idade; 34% não aprendem a escrever até essa idade; e 57% não aprendem os princípios da matemática que deveriam aprender até os 8 anos de idade. E onde está especialmente o problema? Nas regiões mais carentes e mais pobres. Então, estamos fazendo um projeto específico para o nordeste. Está sendo construído pelos secretários de Educação da região. Vamos caminhar na direção de um único material didático", afirmou.

O programa anunciado por Aloízio Mercadante deve ser coordenado e gerido pelas secretarias estaduais de Educação, com o apoio necessário do MEC. As secretarias serão responsáveis pela elaboração de um material didático unificado.

Conforme o governo da Bahia, as pastas ainda selecionarão escolas chamadas de “críticas”, aquelas que apresentam menor desempenho em avaliações do Ministério, para receberem apoio e funcionários contratados de Universidades.

Gabarito do Enem
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na quarta-feira (28). Com um post no Twitter, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a previsão inicial de que os dados seriam liberados até a data.

As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25). Elas tiveram correção extraoficial no G1 (confira a correção e gabarito extraoficial das provas aqui).

Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". O G1 ouviu Professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.