Ensino médio melhora no RS, mas fica abaixo da meta no Ideb 2013

05/09/2014 - 16:01h

O Rio Grande do Sul pulou de décimo para segundo lugar, ao lado de São Paulo, no ranking nacional do ensino médio de 2013. Segundo dados divulgados pelo Ministério Da Educação nesta sexta-feira (5), o estado ficou com 3,7 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O número é superior ao apresentado na última avaliação, de 2011, que mostrava os gaúchos com 3,4 pontos. Entretanto, apesar do avanço, os dados ficaram abaixo da meta projetada, que era de 4,3.

Já da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental, reunindo a rede pública e privada, o estado ficou acima do esperado: atingiu 5,6, quando a projeção era de 5,3. No ano final deste nível, levando em conta a 8ª série (9º ano), o Rio Grande do Sul ficou novamente abaixo da expectativa. Teve 4,2 enquanto a meta era de 4,7.

Rede estadual
A contar apenas as escolas públicas do estado, o melhor índice foi registrado na 4ª série (5º ano). O Rio Grande do Sul atingiu 5,5, enquanto o esperado era de 5,3.

Já na 8ª série (9º ano), os gaúchos atingiram 3,9, o que ficou abaixo dos 4,4 projetados. No terceiro ano do ensino médio, o índice é atingido é de 3,7 e o aguardado era de 4 pontos.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.