Estrela do Nobel, Malala leva amigas que sofreram ataque para a premiação

10/12/2014 - 03:01h

Kainar Riaz (de véu branco), Malala Yousafzai e Shazia Ramzan (de óculos), além da ativista síria Mezon Almellehan, estão em Oslo para a cerimônia do Nobel (Foto: Matt Dunham/AP)

Malala Yousafszai será a grande estrela da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, na tarde desta quarta-feira (10). A jovem paquistanesa que desafiou o talibã para lutar pelo direito à educação ganhou o Prêmio Nobel da Paz junto com o ativista indiano Kailash Satyarthi, que lutou durante 35 anos para libertar milhares de crianças do trabalho escravo. Eles receberão o prêmio em um evento em Oslo, na Noruega. Em outra cerimônia também nesta quarta-feira, mas em Estocolmo, na Suécia, os vencedores dos Nobel de literatura, física, química, medicina e economia serão premiados (veja lista abaixo).

VEJA TODOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO NOBEL EM 2014

Prêmio

Vencedores

Motivos

Prêmio Nobel da Paz

Malala Yousafszai (Paquistão) e Kailash Satyarthi (Índia)

Direito da criança à educação e luta contra o trabalho infantil

Prêmio Nobel de Física

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura (Japão)

Viabilizar uso de LED para iluminação

Prêmio Nobel de Química

Eric Betzig (EUA), Stefan W. Hell (Alemanha) e William E. Moerner (EUA)

Pelos trabalhos que levaram a capacidade dos microscópios a um novo patamar

Prêmio Nobel de Medicina

John O'Keefe (EUA/Reino Unido), May-Britt e Edvar Moser (Noruega)

Pela descoberta de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de "GPS" interno

Prêmio Nobel de Literatura

Patrick Modiano (França)

Pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e jogou luz sobre a vida durante a ocupação

Prêmio Nobel de Economia

Jean Tirole (França)

Pelo trabalho de análise do poder e regulação de mercado

Montagem - Uniforme ensanguentado de Malala é exibido em cerimônia pré-Nobel (Foto: Odd Andersen/AFP; Matt Dunham/AP)
Montagem - Uniforme ensanguentado de Malala é
exibido em cerimônia pré-Nobel
(Foto: Odd Andersen/AFP; Matt Dunham/AP)

Malala, de 17 anos, não estava sozinha quando foi baleada pelos talibãs por ter a ousadia de lutar pela educação. Duas outras meninas também foram atacadas quando iam para a escola de ônibus no Paquistão no dia 8 de outubro de 2012. Malala não se esqueceu delas. As amigas a acompanham na festa do Prêmio Nobel da Paz.

Shazia Ramazan, de 16 anos, e Kainat Riaz, 17, estão unidas no que elas chamam de "Missão Malala", o desafio de chamar a atenção do mundo para o direito de jovem meninas terem a chance de estudar.

"Quando você tem educação, você é capaz de fazer tudo", disse Kainat. "Se você não tem educação, você não pode fazer nada."

Shazia e Kainat também sofreram ferimentos graves no ataque que resultou em um tiro na cabeça de Malala. A jovem que ganhou o Nobel da Paz foi levada de helicóptero para um hospital britânico, mas Ramazan e Riaz ficaram para trás. O uniforme de Malala foi exibido pela primeira vez nesta terça-feira.

A polícia escoltou as duas para a escola. Mas elas continuaram a luta pelo dreito à educação. Agora elas estudam no UWC Atlantic College, no País de Gales, e querem fazer medicina.

"A missão Malala é a nossa missão. Ela é minha amiga", disse Kainat. "E ela nos inspirou. Inshallah, vamos sempre apoiá-la."