Estudantes comemoram fim da greve e normalização de serviços na UFSCar

08/10/2015 - 13:01h

Depois de mais de 130 dias em greve, os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltaram ao trabalho nesta quinta-feira (8). Com o retorno, o restaurante universitário e a biblioteca normalizaram os horários de atendimento, e a medida foi comemorada pelos estudantes.

“Finalmente, graças a Deus. É essencial. A gente estava precisando muito da biblioteca, principalmente. [Estamos] Em reta de provas agora, precisando dos livros”, afirmou Luan Carreira, estudante de engenharia MECânica. “A gente precisa ficar procurando livro na internet, mas estudar pelo computador é impossível, tem muitas outras coisas para você se distrair”, disse.

“São serviços que a gente precisa na nossa comunidade estudantil, fazem toda a diferença no nosso dia a dia”, completou Gabriel Coelho, aluno de engenharia civil.

Acordo
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFSCar (SintUFSCar), o retorno foi estabelecido em um acordo firmado entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Instituições de Ensino Superior Publicas do Brasil e o Governo Federal.

“[O acordo estipulou] Um reajuste de 5,5% a partir de agosto de 2016. O reajuste dos auxílios a partir de janeiro de 2016, também, aí os auxílios saúde, alimentação e creche, e 5% a partir de 2017”, comentou Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes. Ainda pelo acordo, a compensação pelo tempo parado ocorrerá por reposição de trabalho, e não por carga horária.

Greve
A paralisação teve início em maio. No começo, estudantes chegaram a receber kits com alimentos crus e um grupo fez pedágio para arrecadar dinheiro e comida. Mais recentemente, uma liminar determinou o retorno de alguns serviços e o restaurante foi reaberto com funcionários terceirizados. A biblioteca também teve de voltar a funcionar, mas estava permanecendo aberta em horários alternados.

Biblioteca da UFSCar em São Carlos está fechada desde maio (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Biblioteca da UFSCar em São Carlos ficou fechada durante meses (Foto: Fabio Rodrigues/G1)